Concurso PGE AL inicia escolha da banca. Idecan entra na disputa!
Até o momento, concurso PGE AL pode ter quatro bancas organizadoras na disputa: Cebraspe, FCC, Fundação Vunesp e Idecan. Confira!
Autor:
Publicado em:12/02/2021 às 10:17
Atualizado em:12/02/2021 às 10:17
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas iniciou uma etapa importante para abertura do concurso PGE AL: a escolha da banca organizadora. O órgão enviou um despacho à Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), no dia 10 de fevereiro, para providenciar a contratação da instituição.
Com isso, a pasta já pode começar os trâmites licitatórios para escolha da banca. O concurso para Procuradoria Geral foi autorizado pelo governador Renan Filho no dia 13 de janeiro.
Porém, no último dia 4 de fevereiro, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) manifestou interesse pela realização de, pelo menos, sete concursos em Alagoas. Entre eles, o da PGE AL.
Por outro lado, em entrevista à Folha Dirigida, o secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado destacou que a contratação do Cebraspe (antigo Cespe/UnB) é “o caminho mais natural para realização dos concursos”.
Conforme informado por ele, a banca de Brasília “já tem modelos de editais prontos e realizou concursos anteriores no Estado”. Porém, Fabrício Marques Santos não confirmou a contratação do Cebraspe.
Ele ressaltou que não necessariamente todos os concursos previstos para Alagoas em 2021 serão realizados pelo Cebraspe. A confirmação virá por meio de publicações no Diário Oficial do Estado.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos tem videoaulas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Veja os cursos disponíveis e comece já seus estudos!
Concurso PGE AL: edital previsto entre maio e junho
Por exigir etapas diferentes de outras seleções, como a prova oral, o concurso para a PGE AL demanda mais tempo para preparação de toda a estrutura. De acordo com o secretário Fabrício Marques Santos, a estimativa é que o edital seja publicado no final do primeiro semestre.
“Esperamos publicar o edital entre final de maio e início de junho”, disse Fabrício Santos. Conforme informado pelo secretário, as primeiras provas do concurso ocorrerão 90 dias após a publicação do edital. “Será no primeiro domingo após completar 90 dias do edital”, afirmou.
A PGE AL já divulgou o termo de referência, também conhecido como projeto básico, para contratação de instituição especializada.
O termo de referência da seleção, ao qual Folha Dirigida teve acesso, confirma que a oferta do será de 15 vagas para procuradores do Estado. As inscrições, segundo o documento, ficarão abertas pelo período de 30 dias.
O cargo exige nível superior em Direito e registro como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O edital do último concurso para carreira não teve como requisito a comprovação de atividade jurídica.
A remuneração inicial dos procuradores é de R$30.404,42. O valor foi confirmado à Folha Dirigida pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria. A estimativa é que a seleção atraia 10 mil inscritos.
As provas serão aplicadas na cidade de Maceió, capital do estado, no período mínimo de 30 dias após o término das inscrições. O prazo de contratação da banca deve durar até 31 de dezembro de 2021. Por isso, é esperado que o concurso seja concluído até essa data.
O secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio de Alagoas anunciou que a meta do governo é nomear os aprovados nos concursos entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. A data de convocação dependerá da conclusão de todas as etapas dos processos seletivos.
“O governador quer nomear todos os aprovados até o início de 2022. O objetivo é que tenha condições de nomear entre outubro e janeiro de 2022”, destacou Marques.
Resumo concurso PGE AL
Órgão: Procuradoria Geral do Estado de Alagoas
Cargo: procurador do Estado de Alagoas
Vagas: 15
Salário: R$30.404,42
Requisitos: graduação em Direito e inscrição na OAB
Banca: em definição
Edital: maio ou junho
Estrutura do concurso PGE AL está confirmada
De acordo com o regulamento da seleção, os concorrentes serão avaliados por provas objetivas, discursivas, orais e de títulos. Essa estrutura está confirmada pelo termo de referência do concurso PGE AL. Confira os detalhes a seguir:
Prova objetiva
A prova objetiva contará com 100 questões sobre as disciplinas de Direito Constitucional; Direito Financeiro; Direito Administrativo; Direito Civil e Empresarial; Direito Processual Civil; Direito Tributário; Direito do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Previdenciário; Direito Ambiental.
As questões serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60 pontos.
Provas escritas
Já a avaliação escrita terá duas etapas. A primeira será um exame discursivo com cinco questões sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Direito do Trabalho e Previdenciário na Administração Pública.
Nesse caso, houve a inclusão das disciplinas de Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Relações de Trabalho e Previdência na Administração Pública.
A segunda fase discursiva consistirá em uma prova prática, no qual os concorrentes deverão elaborar uma peça judicial ou desenvolver um parecer jurídico.
O texto deverá envolver uma das matérias constantes dos programas Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Direito do Trabalho e Previdenciário na Administração Pública.
Durante a realização das provas discursivas, será permitida ao candidato a consulta apenas à legislação não comentada ou anotada.
Provas orais e de títulos
Será realizada ainda uma prova oral para as seguintes matérias: Constitucional, Administrativo, Tributário, Processo Civil, Financeiro e Direito Civil.
Os candidatos habilitados na prova oral serão convocados para apresentar os títulos. O concurso PGE AL terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.