Concurso PGE CE 2021 tem comissão formada para edital de procurador

O concurso PGE CE para a carreira de procurador já tem comissão instituída e deve intensificar os preparativos rumo ao edital. Veja!

Autor:
Publicado em:07/05/2021 às 07:47
Atualizado em:07/05/2021 às 07:47

Não deu nem 24 horas da última atualização e o concurso PGE CE já tem novidades. A boa noticíai da vez é que foi formada a comissão para organizar, elaborar e realizar a próxima seleção.

A confirmação do grupo de trabalho para a seleção de procuradores da Procuradoria Geral de Estado do Ceará foi divulgada no Diário Oficial da última quinta, 6.

Das justificativas para elaborar a comissão do novo concurso, foram impostas, considerando:

  • a relevância dos serviços prestados pela Procuradoria-Geral do Estado em prol da boa e eficiente gestão da máquina pública estadual, procurando sempre zelar pela juridicidade dos atos praticados no âmbito do Poder Público;
  • a importância de se dar início aos trâmites
    administrativos e procedimentais necessários à abertura de concurso público voltado ao provimento de cargos públicos de Procurador do Estado do Ceará,
    no quadro de pessoal da Procuradoria-Geral do Estado, na conformidade da Lei Complementar Estadual nº 58/2006.

A comissão formada ficará sob a supervisão da Procuradoria Geral do Estado.

A portaria publicada informa que o grupo ficará encarregado da prática de atos preparatórios e da adoção de providências necessárias à realização do concurso público destinado ao provimento de cargos públicos de procurador.

O grupo é integrado por:

-> Procurador-Geral Executivo de Contencioso Geral e Administrativo, João Régis Nogueira Matias - presidente;
-> Procurador-Geral Executivo Assistente, Rafael Machado Moraes; e
-> Procuradores do Estado Iuri Chagas de Carvalho e João Renato Banhos Cordeiro.

Atribuições da comissão do concurso PGE CE

► coordenar, orientar e acompanhar o processo de escolha e contratação da instituição responsável pela organização do concurso público;
► participar do processo de elaboração e revisão do edital de abertura do certame;
► requisitar do setor competente da Procuradora-Geral do Estado as informações e dados necessários ao desempenho de suas competências;
► responder às solicitações do Gabinete do Procurador-Geral sobre o andamento das providências pertinentes ao escopo desta Portaria;
► submeter à aprovação do Procurador-Geral do Estado o resultado de seus trabalhos, bem como qualquer matéria cujo exame prévio superior
entenda necessário;
► exercer outras competências correlatas a suas atribuições.

(Foto: Divulgação)
Concurso da PGE CE tem comissão formada e está autorizado
(Foto: Divulgação)

Concurso PGE CE está autorizado, confirma Camilo Santana

Antes mesmo da comissão ser publicada no DOE, o governador Camilo Santana confirmou, em vídeo, que o concurso PGE CE 2021 já tem o seu aval.

Vale lembrar que uma portaria autorizativa ainda não foi divulgada no Diário Oficial. Mas, a declaração do governador já é importante para agilizar os preparativos.

O chefe do executivo falou sobre todos os órgãos que têm concursos previstos no estado, e destacou sobre a procuradoria, dizendo:

"Também já autorizei o concurso, que já está em elaboração, para a Procuradoria Geral do Estado (...) Semace e PGE são concursos já autorizados por mim", disse Camilo.

Ainda não há estimativa de quando o edital de abertura será divulgado. Camilo também não falou sobre quantas vagas serão oferecidas.

O que é necessário para concorrer?

Caso seja realizado, o concurso PGE CE será para o cargo de procurador. Para concorrer, é necessário ter o curso de nível superior em Direito na modalidade bacharelado.

É preciso, ainda, contar com registro regular de advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A PGE-CE não exige a comprovação de prática forense. A remuneração inicial dos procuradores ainda não foi confirmada, mas deve girar em torno dos R$30 mil.

Edital PGE CE está no PLOA 2021 do Ceará. Veja!

Outro fator que reforça a possibilidade do concurso PGE CE sair este ano é o PLOA 2021

Em dezembro, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021, com previsão de concursos em diversos órgãos e secretarias.

A Procuradoria Geral do Estado do Ceará está na lista e tenta um novo edital há mais de cinco anos, sem sucesso. O PLOA 2021 do Ceará, no entanto, não traz as vagas e cargos que serão providos. Mas, ele cita sobre a realização de concursos para os respectivos órgãos.

É importante frisar, também, que a LOA não garante a realização do concurso, sendo apenas uma previsão. Mas, reforça a intenção do governo e reserva orçamento para a seleção.

Inclusive, recentemente, o governo do Ceará liberou um crédito, publicado no Diário Oficial, para a realização do concurso PGE CE. Dessa forma, cresce as expectativas para que o edital saia no próximo ano.

Concursos públicos previstos no PLOA 2021

  • Segurança Pública
  • Secretaria de Fazenda - Sefaz
  • Assembleia Legislativa
  • Procuradoria Geral de Justiça (MP)
  • Procuradoria Geral do Estado - PGE
  • Secretaria da Administração Penitenciária - SAP
  • Escola de Saúde Pública - ESP
  • Superintendência de Obras Hidráulicas - Sohidra
  • Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme
  • Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará - Secitece
  • Fundação Universidade Estadual do Ceará - Funece
  • Fundação Universidade Vale do Acaraú - UVA
  • Fundação Universidade Regional do Cariri - Urca
  • Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará - Nutec
  • Secretaria do Turismo do Ceará - Setur
  • Secretaria do Esporte e Juventude - Sejuv
  • Secretaria das Cidades
  • Secretaria de Planejamento e Gestão - Seplag
  • Instituto de Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Ceará - Issec
  • Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará - Etice
  • Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - Ipece
  • Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo - Seas
  • Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Semace

“A Lei Orçamentária Anual de 2021 é resultado de um trabalho firme que vem sendo realizado pelo Governo do Ceará ao longo dos últimos anos para manter suas contas em equilíbrio e, assim, garantir os recursos necessários para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Isso inclui a manutenção dos investimentos em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população e atrair mais empresas, o que resulta na geração de mais emprego e renda para o nosso Estado”, foi o que disse o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Ronaldo Borges.