Procuradora-geral confirma novo concurso PGE MS e garante aval
A procuradora-geral do Mato Grosso do Sul confirmou que haverá um novo concurso PGE MS para formar cadastro de reserva.
Autor:
Publicado em:25/09/2020 às 14:24
Atualizado em:25/09/2020 às 14:24
Um novo concurso PGE MS para o cargo de procurador está confirmado. O anúncio foi feito após a posse da nova diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprems) na última quinta-feira, 24.
E quem participou da cerimônia foi a procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul Fabíola Marquetti Sanches Rahim, que confirmou a nova seleção.
A representante do órgão deu ênfase para as conquistas recentes da categoria durante a gestão e mencionou a atuação dos procuradores do estado também na adminsitração indireta.
E, mediante isso, ela confirmou que haverá a realização de um novo concurso para suprir a demanda aberta após uam decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Essa decisão consolidou nossa carreira, e obtivemos do governador (Reinaldo Azambuja - PSDB) a autorização para fazermos um novo concurso”, informou a procuradora-geral, Fabíola Marquetti Sanches Rahim.
Além disso, ela destacou que este próximo concurso não haverá um quantitativo de vagas, pois o objetivo será formar um cadastro de reserva. Com isso, os aprovados poderão ser chamados durante todo o prazo de validade.
A procuradora informou, ainda, que não há um prazo estimado de quando o edital será divulgado. A expectativa, no entanto, fica para que ele possa sair o quanto antes para suprir a demanda mencionada pela representante do órgão.
O que precira ter para concorrer ao cargo de procurador?
Para quem deseja participar, o cargo de procurador no Estado do Mato Grosso do Sul exige que diploma de ensino superior em Direito. Mas, será que é preciso experiência?
Sim, a função pede que o candidato tenha a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB)- seccional de Mato Grosso do Sul e que tenha, pelo menos, 2 anos de prática profissional.
A carreira ainda tem uma excelente remuneração. No último concurso, os ganhos eram de R$23.845,67. E, para participar, a taqxa costuma ser de R$194,24 para todos os candidatos.
Último concurso PGE MS aconteceu em 2016
O último edital de concurso PGE MS para o cargo de procurador foi publicado em 2016, com oferta de dez vagas. Desse total, sete eram para ampla concorrência, uma reservada para pessoas com deficiência e duas para candidatos negros, de acordo com lei estadual.
Os concorrentes ao cargo, naquela época, foram avaliados por meio de três etapas com caráter eliminatório e classificatório. A expectativa é para que o próximo edital seja publicado com as mesmas regras e tendo uma estrutura de provas parecida.
A primeira a prova foi a objetiva, aplicada em dezembro daquele ano. A avaliação contou com 100 questões de Direito, sendo eles:
Constitucional;
Ambiental;
Administrativo;
Seguridade Social;
Tributário;
Civil;
Empresarial;
Processual Civil;
Trabalho; e
Processo do Trabalho.
Na segunda fase, os participantes fazem uma prova escrita (teórica e práticas), que consta de uma avaliação para cada grupo de questões. Na terceira etapa, é aplicada uma prova oral, onde os candidatos são submetidos a questionamentos formulados pela banca.
Por fim, ainda é realizada uma avaliação de títulos, com caráter classificatório para todos os aprovados até esta fase.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!