Concurso PM AL: PGE libera contratação do Cebraspe para 1.060 vagas
Foi publicada no Diário Oficial do Estado a liberação da PGE para que a PM AL possa contratar o Cebraspe como banca do concurso público.
Autor:
Publicado em:08/04/2021 às 09:56
Atualizado em:08/04/2021 às 09:56
O concurso PM AL está bem perto de ter o seu edital divulgado. Mas, antes, precisa ter a banca organizadora definida. E o Cebraspe definitivamente será a instituição responsável pela seleção.
A nova atualização do processo foi publicada no Diário Oficial de Alagoas da última quarta-feira, 7.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) aprovou a contratação da banca considerando diversos fatores, entre eles a escolha da organizadora por parte da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag).
Os editais da Segurança Pública serão os primeiros a serem divulgados. A informação foi confirmada pelo secretário da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.
Concurso da PM AL tem edital previsto para as próximas semanas
(Foto: Divulgação/PM AL)
Espera-se que, agora, a corporação e os órgãos responsáveis possam tocar e agilizar os trâmites finais para assinar o contrato com a banca e deixar a publicação do edital cada vez mais perto.
A promessa do governador Renan Filho é para que os concursos PM e Bombeiros AL tenham editais divulgados primeiros, dentro da lista de promessas do governo.
⇒ O que será preciso para participar no concurso PM AL?
A seleção contará com chances para a carreira de soldado da Polícia Militar, que pede nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino. Os oficiais também terão exigência de nível médio (e não superior como havíamos noticiado).
Concurso PM AL já tem 1.060 vagas confirmadas
Além da banca, o governador Renan Filho também já confirmou, no início de 2021, o quantitativo de vagas dos editais de soldado e oficial do concurso PM AL. Os editais devem sair ainda no primeiro semestre.
Na Polícia Militar, serão 1.060 oportunidades, sendo:
1.000 para soldados; e
60 para oficiais.
Renan Filho falou que o previsão para publicação dos editais é entre abril e junho de 2021, ou seja, ainda no primeiro semestre.
“Esperamos lançar o concurso para a Polícia Militar e, ao mesmo tempo, concluir a formação de mil policiais que estão na Academia. Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano. Além disso, teremos concurso para delegado, para policial civil, agente penitenciário e estamos verificando maneiras de modernizar a Perícia Oficial”, disse recentemente.
Além da PM, o governo ainda prepara outros oito concursos em Alagoas, sendo eles:
A PM AL e o Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas tiveram editais divulgados em 2017. A seleção foi para 1.150 vagas para cargos de soldado e oficial.
Foram cobradas prova objetiva; avaliação médica de caráter eliminatório; teste de aptidão física de caráter eliminatório e investigação social de caráter eliminatório.
Após rumores de que o próximo edital da PM AL poderia ser para provimento por tempo determinado, foi confirmado por Renan Filho que o destino das vagas é será para efetivos e não temporários.
"Voltando aqui para esclarecer uma questão que estão me fazendo aqui pelas redes sociais, se haverá concurso para policial militar temporário, o concurso que haverá em 2021 será para policial militar efetivo", disse o governador.
Por meio de um vídeo no story do seu Instagram oficial, negou que haverá seleção para preencher oferta por tempo determinado. Ele confirmou, também, que o edital sairá em 2021 e será para efetivos.
Também já foi dito anteriormente que a expectativa é para que os preparativos sejam intensificados e hajam mais novidades nos concursos do Alagoas no pós-pandemia.
"Eu quero dizer para você, que deseja passar em concurso para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Educação, para agente penitenciário (atual policial penal) e para a Saúde, que se prepare e se dedique, porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem (2021). Nós vamos correr um pouco agora, para poder avançar e criar um cronograma, mas (no final do ano e no primeiro semestre do ano que vem) nós teremos uma agenda de concursos públicos", disse o governador.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!