Concurso PM AM pode ter idade máxima de 35 anos. Entenda!
Com edital iminente, concurso PM AM pode ter idade máxima de ingresso fixada em 35 anos, conforme PL enviado pelo governador Wilson Lima.
Autor:
Publicado em:04/10/2021 às 09:16
Atualizado em:04/10/2021 às 09:16
Com edital previsto para este mês, o concurso PM AM pode ter mudanças significativas para ingresso. Conforme Projeto de Lei (PL) enviado na última sexta-feira, 1º, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, a idade máxima pode ser alterada para 35 anos.
Segundo a justificativa do governo, a mudança ocorre porque diversos Estados no Brasil já fixam a idade máxima para ingresso na corporação em 35 anos. No Amazonas, atualmente, esse limite é de 28 anos.
"Nós enviamos uma mensagem para a Assembleia Legislativa alterando a idade de 28 para 35 anos completos até o momento da inscrição. Essa é uma correção histórica que a gente faz, visto que o último certame para a corporação foi realizado em 2011. Contamos com o apoio dos deputados para essa reparação", disse o governador.
Além da idade máxima, o PL também reserva 10% das vagas para as mulheres, nos próximos concursos públicos para a corporação.
Ao todo, a PM AM tem 1.350 vagas previstas, sendo mil para o cargo de aluno soldado, de nível médio, e 350 para o posto de aluno oficial, de nível superior.
Os aprovados terão remunerações de R$2.657,28 (soldado) e R$7.180,34 (oficial). Além da escolaridade, a corporação pode exigir dos candidatos idade mínima e máxima e altura mínima de 1,65m (homens) e,1,60m (mulheres).
Segundo o governador, o Estado deve fazer uma reparação da ausência de concursos públicos que não ocorrem há, pelo menos, dez anos. De acordo com Lima, somente na Polícia Militar são 300 policiais a menos por ano.
"É importante para repor essas perdas da Polícia Militar. Nós temos uma perda de 300 homens todos os anos, homens que vão para reserva ou que saem da polícia por um motivo ou por outro. Temos essas perdas e elas nunca foram repostas", disse.
O último concurso da Polícia Militar do Amazonas ocorreu há mais de dez anos. Na época, foram oferecidas mais de 2 mil vagas, sendo a maior parte delas para o cargo de soldado, de nível médio.
As demais foram distribuídas pelas carreiras de oficiais e especialistas, de nível superior. O concurso contou com diversas etapas, sendo elas:
prova objetiva;
inspeção de saúde;
Teste de Aptidão Física (TAF):
avaliação psicológica; e
apresentação e comprovação dos documentos para o período de adaptação e curso de formação.
No exame objetivo, para o cargo de soldado, foram cobradas questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia do Brasil e do Amazonas e História do Brasil e do Amazonas.