Concurso PM AM: 20,8 mil faltas são registradas em dia de prova

O concurso PM AM teve suas provas realizadas no último domingo, 7, registrando 20,8 mil faltas em relação ao número total de inscritos.

Autor:
Publicado em:07/02/2022 às 09:18
Atualizado em:07/02/2022 às 09:18

Após duas suspensões e duas retomadas na última semana, o concurso PM AM teve suas provas realizadas no domingo, 7. Ao todo, mais de 111 mil candidatos eram esperados, no entanto, 20,8 mil faltas foram registradas.

O número representa 18,6% de abstenção. Os exames ocorreram em dois turnos, sendo eles:

  • manhã: das 8h às 11h30, para o cargo de nível médio (soldados), segundo o horário oficial da cidade de Manaus-AM; e
  • tarde: das 15h às 19h30, para os cargos de nível superior (oficial), segundo o horário oficial da cidade de Manaus.

Pelo período da manhã, foram registrados 17.498 faltosos, de um total de 88.854 candidatos. À tarde, 3.321 inscritos não compareceram, de um total de 22.777.

As provas da PM AM ocorreram nas cidades de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Tabatinga e Tefé, no Amazonas.

Os gabaritos preliminares estão previstos para a próxima terça-feira, 8. A divulgação ocorrerá por meio do site da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora. 

Na prova objetiva, para o cargo de soldado, foram cobradas 60 questões, sendo dez para cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Geografia do Amazonas; História do Amazonas; Raciocínio Lógico Matemático; Noções de Informática; e Legislação Institucional.

Já os candidatos ao posto de oficial responderam a 80 questões, conforme a área escolhida (Saúde ou Geral).

Para ser aprovado, é preciso ter alcançado, pelo menos, 50% de aproveitamento no exame. Os candidatos classificados serão convocados para as demais etapas, que incluem: 

  • exame de títulos (oficial da Saúde);
  • avaliação médica, odontológica e toxicológica;
  • exame físico;
  • investigação social;
  • exame psicotécnico; e
  • entrega de documentos.
Concurso PM AM tem provas aplicadas (Foto: PM AM)
Concurso PM AM tem provas aplicadas
(Foto: PM AM)

Concurso PM AM é marcado por protesto e prisão de suspeitos

No último domingo, 6, dois eventos tomaram conta do dia de provas do concurso da Polícia Militar do Amazonas. 

Na parte da manhã, um erro no cartão de confirmação do local de prova fez com que várias pessoas perdessem o exame em Manaus. O caso aconteceu na Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoas, na Cachoeirinha.

Segundo os candidatos, no documento constava que a escola ficava localizada na Avenida Tapajós, no Centro de Manaus. No entanto, há mais de quatro anos a unidade foi transferida para a Avenida Urucurá, na Cachoeirinha, na Zona Sul.

Questionado sobre o episódio, o diretor adjunto da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Augusto Costa, disse que era preciso verificar o cartão de confirmação com antecedência.

"A gente pede que as pessoas se organizem antes, cheguem cedo, chequem, verifique, o edital é claro você precisa olhar o seu local. Não bastando isso, quando tem modificação, a gente ainda coloca a nossa equipe para orientar as pessoas, para que cheguem com tranquilidade nos devidos locais", disse.

No entanto, segundo candidatos ouvidos pela Rede Amazônica, eles não receberam nenhuma notificação por mensagem SMS, WhatsApp, e-mail ou telefone. Além disso, eles ressaltaram que o cartão mostrava o local indicado pela banca organizadora como Avenida Tapajós e não na Urucurá.

Além deste caso, dois homens, que não tiveram seus nomes revelados, foram presos em flagrante, na Zona Norte de Manaus, por suspeita de tentar fraudar o concurso PM AM.

De acordo com o plantonista do 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Cicero Túlio, os dois casos ocorreram em escolas distintas da zona Norte.

Um deles envolve um analista de sistemas, responsável pelas questões de informática e que repassaria as respostas para outras pessoas.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos

Concurso PM AM oferece 1.350 vagas

Ao todo, a Polícia Militar do Amazonas oferece 1.350 vagas, sendo mil para o cargo de aluno soldado, de nível médio, e 350 para o posto de aluno oficial, de nível superior. Neste último caso, 320 serão para oficiais e 30 para o oficial de saúde.

Com as mudanças nas regras de ingresso na corporação, os candidatos, tanto aos postos de praças quanto de oficiais, devem ter até 35 anos de idade no momento da inscrição.

Os praças que já fazem parte da corporação não precisarão comprovar o limite de idade para concorrer ao cargo de oficial. Além disso, a PM AM exige altura mínima de 1,60m, para homens, e 1,55 m, para mulheres e habilitação na categoria "B".

Os aprovados terão remunerações de R$4.831,43 (soldado) e R$12.468,18 (oficial).