Comissão é formada para editais do concurso PM CE com 2,2 mil vagas
O concurso da Polícia Militar do Ceará já tem comissão organizadora para iniciar escolha da banca do edital com 2.200 vagas.
Autor:
Publicado em:24/11/2020 às 19:22
Atualizado em:24/11/2020 às 19:22
Após anunciar e confirmar 2.200 vagas para um novo concurso PM CE, dessa vez o governador Camilo Santana avançou com os preparativos e assinou um decreto que nomeia os membros da comissão organizadora. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 24.
O grupo formado ficará à frente dos preparativos para a publicação desses editais, bem como do processo de escolha da banca. São duas comissões, sendo uma para soldado e uma para oficial, com a seguinte composição:
PM CE soldado
-> Luiz Eduardo de Paula Ponte - presidente -> Fernanda Cléa Magalhães de Sena -> Heron Araújo Barros -> Francisca Camila de Holanda Machado -> Rose Raphaele Pereira de Sousa
PM CE oficial
-> Jorge Costa de Araújo - presidente -> Cristiano Lins de Vasconcelos -> Carlo Rômulo Matos Barreto -> Bruno Alexandre Braga -> João Parente de Oliveira Maciel
Com comissão formada, este inclusive será o próximo passo: escolher a banca que organizará o concurso. Assim que definida, a empresa assinará contrato, elaborará cronograma e o edital, em seguida.
Até o momento, o Governo do Ceará não deu prazos ou estimativas para a escolha da banca, tampouco para a publicação do edital. Estima-se que as seleções da Segurança devem ficar para 2021, por não haver tempo hábil.
Concurso da PM CE tem comissão formada para novos editais
(Foto: Divulgação)
Concurso PM CE terá 2,2 mil vagas de soldado e oficial
De acordo com o governador Camilo Santana, o concurso da Polícia Militar do Ceará terá 2.200 vagas efetivas, sendo elas distribuídas por:
2 mil vagas de soldado
200 vagas de oficiais.
Camilo disse, ainda, que a intenção é realizar o concurso em duas etapas, ocorrendo em 2021 e 2022, para que o efetivo possa ser reposto e renovado.
Mas, o governador não chegou a dar detalhes sobre o cronograma, nem prazos, mas disse que a Segurança Pública será prioridade. Ele ainda anunciou editais na Polícia Civil e na Pefoce, além de convocação de aprovados no Corpo de Bombeiros.
O que é necessário para concorrer ao concurso PM CE?
Para soldado, a exigência é ter o nível médio completo. Além da escolaridade, a carreira pede idade entre 18 e 30 anos e altura de no mínimo de 1,62m, para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.
Para oficial, a exigência é possuir nível superior completo e ter CNH na categoria “AB”, além de idade entre 18 e 30 anos, bem como ser aprovado em todas as etapas de seleção.
Quando aconteceu o último concurso PM CE?
O último concurso da PM CE foi para soldados, em 2016, quando foram oferecidas 5 mil vagas. Deste total, 4.200 em um preenchimento imediato, mas, em seguida o governador Camilo Santana anunciou 800 chances para formação de cadastro de reserva.
Os participantes foram avaliados por meio de várias etapas, com caráter eliminatório e classificatório, sendo elas:
Prova objetiva;
Inspeção de saúde (exame médico, biométrico, odontológico, toxicológico);
Na prova objetiva, foram cobradas 120 questões em quatro horas de duração. A avaliação foi dividida da seguinte maneira: Língua Portuguesa – 20 questões; Atualidades -10 questões; Matemática -10 questões; Raciocínio Lógico - 5 questões; Informática -15 questões; Conhecimentos Específicos - 60 questões.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!