O contrato com o Cebraspe já foi assinado para a realização do novo concurso PM DF, que oferecerá vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
O edital, agora, é apenas uma questão de tempo, podendo ser divulgado a qualquer momento.
O contrato com o Cebraspe já foi assinado para a realização do novo concurso PM DF, que oferecerá vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
O edital, agora, é apenas uma questão de tempo, podendo ser divulgado a qualquer momento.
O registro da assinatura do contrato entre as partes foi feito na última sexta-feira, 27, sendo o Cebraspe representado pela sua diretora-geral, Adriana Rigon Weska.
Vale lembrar que, em julho, foi publicado um documento que autorizou a contratação do Cebraspe para ficar à frente da seleção.
O Cebraspe será encarregado de receber as inscrições para o concurso e também de aplicar as provas aos candidatos.
Inclusive, desde maio, o Cebraspe está confirmado como o organizador do concurso para o CFO, mas ainda havia um prazo para recursos para a formalização do contrato.
A seleção será voltada para preencher vagas no Curso de Formação de Oficiais. O concurso da PM DF está autorizado desde 2023.
A autorização publicada prevê o preenchimento de 147 vagas, que incluem tanto posições imediatas quanto cadastro de reserva.
Do total de vagas, 49 serão para provimento imediato e 98 para a formação de um cadastro de reserva, sendo:
Embora haja essa divisão, foi estabelecido em fevereiro deste ano que o concurso não terá mais restrições de gênero. Assim, as oportunidades estarão disponíveis para concorrência geral entre os dois sexos.
Teoria, prática, revisão e orientação personalizadas para você. Clique aqui e veja como conquistar a sua vaga!
Banca é contratada e edital do novo concurso PM DF já pode ser publicado
(Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília)
Com base nas informações do último concurso, realizado em 2017 pelo Iades, os critérios da PM DF para o CFO incluem:
Um fato interessante sobre o CFO da PM DF é que ele é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como um curso de graduação em Ciências Policiais e tem recebido a nota máxima (5) em suas avaliações.
No aviso de contratação divulgado em abril, diversos detalhes foram confirmados por meio do termo de referência, que serve como base para que as bancas apresentem suas propostas.
Com isso, está estabelecido que o concurso da PM DF para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) incluirá cinco etapas, que são:
Em relação à prova objetiva, estão previstas entre 60 e 100 questões, cada uma com cinco alternativas.
Caso a prova seja apresentada em itens para que o candidato julgue como "certo" ou "errado", ela deverá conter entre 300 e 500 itens.
Além do novo concurso para oficiais, a PM DF já estuda um próximo edital para soldados. Porém, os preparativos para essa seleção só devem ser iniciados a partir do próximo ano.
Inicie a sua preparação para concursos policiais com o Qconcursos. Veja dicas!