A instituição escolhida para conduzir os concursos foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), que será responsável pelo recebimento das inscrições e pela aplicação das provas. O extrato do contrato, inclusive, já foi publicado no Diário Oficial.
O documento divulgado também confirmou a distribuição das 420 vagas previstas, sendo:
- 240 para a Polícia Militar; e
- 180 para o Corpo de Bombeiros.
Vale destacar que, em 2022, a Fundação Getulio Vargas (FGV) chegou a ser anunciada como organizadora de um concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar, mas o edital não chegou a ser publicado.
Para concorrer, será necessário ter nível superior completo em qualquer área. Os candidatos deverão ter entre 18 e 35 anos completos, até a data da inscrição, além de atender aos requisitos de altura mínima, sendo 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
Concursos PM AP e Bombeiros AP terão editais em junho
De acordo com o governador do Amapá, Clécio Luís, os editais de ambos os concursos estão previstos para o mês de junho, porém sem datas anunciadas.
Agora que o contrato com a banca já foi assinado, os últimos ajustes devem ser iniciados, como a definição do cronograma do concurso.
Com o edital sendo divulgado em junho, as provas ficarão para o segundo semestre.
Por meio das redes sociais, o governador confirmou que este é um dos editais mais aguardados no ano para o Estado do Amapá
“É um dos concursos mais esperados da história. A banca foi contratada e se preparem que a partir de junho sai o edital para candidatos com nível superior completo. Podem participar concurseiros no geral, mas também policiais e bombeiros que ainda não são oficiais. Estudem, se preparem, que há 15 anos não havia um concurso como este”, disse Clécio.
► Estude para quantos concursos quiser com uma assinatura!

Após 15 anos, governo anuncia novo concurso PM AP para oficiais
(Foto: Max Renê/Agência Amapá Divulgação)
A secretária de Administração, Cinthya Mendes, também falou sobre a importância do novo concurso e do cumprimento de mais uma meta do Plano de Governo.
“É um passo importante para garantir o ingresso de novos profissionais preparados, que vão fortalecer ainda mais a segurança do nosso estado. É uma gestão comprometida com o futuro e com a valorização do serviço público. Estamos cumprindo mais uma promessa do nosso governador Clécio Luís, estou aqui assinando o contrato com a banca. Uma promessa feita em campanha e agora sendo cumprida. É um concurso muito aguardado por todos os concurseiros. Se preparem, porque vem aí o concurso de oficiais”, destacou a secretária.
Estado já convocou mais de 5,2 mil aprovados desde 2023
Desde o início de 2023, o Governo do Amapá tem intensificado as convocações de aprovados em concursos públicos, com foco no fortalecimento das forças de Segurança.
Somente nos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, realizados em 2022, já foram chamados 1.284 e 667 candidatos convocados, respectivamente.
O edital publicado para a PM AP trouxe 2.500 vagas para o cargo de soldado, com exigência de nível médio.
A Polícia Científica também teve reforço, com a convocação de 56 candidatos, sendo 40 já empossados. No Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), as chamadas somaram 673, somente em 2024.
A Polícia Civil do Amapá também teve continuidade no preenchimento de vagas. Ao todo, 114 candidatos foram nomeados e empossados para os cargos de agente, delegado e oficial. Além disso, mais 360 candidatos foram convocados, resultando em 199 novas posses.
Somando todas as áreas, o estado já convocou 5.295 aprovados em nove concursos públicos desde 2023. Além da Segurança Pública, também houve nomeações para áreas como Educação, Fazenda, Gestão Governamental e Fundação Socioeducativa.
Na Educação, por exemplo, foram convocados 1.793 aprovados, com 1.515 já empossados em cargos como professor da Educação Básica e Profissional, tradutor-intérprete de Libras, pedagogo e cuidador.
Na Fazenda, 70 candidatos foram convocados, com 34 nomeações neste ano, após a conclusão das etapas do concurso.
A Gestão também chamou 242 aprovados, para cargos na área de Gestão Governamental e nomeou, em fevereiro deste ano, 39 novos servidores da Fundação Socioeducativa do Amapá (antiga Fcria).
As ações, segundo o governo estadual, reforçam o compromisso com a valorização do serviço público e o cumprimento do plano de gestão.
