Desta forma, quem ainda não possui 18 anos, mas completará a idade na data da matrícula no curso, em 2024, poderá se inscrever na seleção.
A idade máxima de 32 anos, no entanto, segue sendo contada para este ano. Ou seja, quem tem 32 anos até o dia 31 de dezembro de 2023 pode fazer o concurso.
A retificação foi comunicada pela comissão do concurso PM PB e deve ser divulgada, em breve, no site da banca organizadora do concurso, o IBFC, e no Diário Oficial do Estado.
O período de inscrição para o concurso de soldado combatente da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar chegará ao fim nesta quarta-feira, 30.
Ao todo, são ofertadas 900 vagas para a Polícia Militar e 200 para o Corpo de Bombeiros. O cargo tem como requisito o nível médio completo e a altura mínima de 1m60, se do sexo masculino, e de 1m55, se do sexo feminino.
Na PM, são 810 vagas destinadas ao sexo masculino e 90 para o sexo feminino. Já no CBM, a oferta é de 180 vagas para homens e 20 para mulheres. Em ambos os casos, há reserva para negros.
Segundo o edital do concurso, os aprovados vão receber R$ 4.206,87, após a conclusão do curso de formação, além de gratificações específicas decorrentes do exercício de suas funções.
Está estudando para esse concurso? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Edital do concurso PM e Bombeiros PB é retificado
(Foto: Francisco Fraça/Secom PB)
Como se inscrever no concurso PM e Bombeiros PB?
Os interessados no concurso para o cargo de soldado combatente poderão se inscrever até o dia 30 de agosto. Todas as inscrições deverão ser realizadas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.
Após o preenchimento do formulário com os dados da inscrição, é necessário pagar a taxa de inscrição.
A taxa é de R$120 e deverá ser paga até o dia 31 de agosto, somente em agências ou sistemas do Banco do Brasil.
Etapas do concurso PM e Bombeiros PB
O concurso será dividido em quatro etapas, sendo elas: exame intelectual, exame psicológico, exame de saúde e exame de aptidão física.
O exame intelectual, provas objetivas e discursivas, será realizado no dia 29 de outubro, nas cidades de João Pessoa/região metropolitana, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira do Estado da Paraíba.
As provas objetivas serão compostas por 80 questões, sendo que cada questão conterá cinco alternativas e apenas uma correta, sobre as seguintes disciplinas:
- 15 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Raciocínio Lógico;
- 10 questões de Geografia e História da Paraíba;
- 10 questões de Língua Estrangeira (Ingês ou Espanhol);
- 10 questões de Noções de Informática; e
- 25 questões de Noções de Direito e Sociologia.
A prova discursiva será constituída de uma redação, cujo tema será fornecido no momento do exame. O candidato deverá redigir no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concurso públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram.