Ministro suspende concurso PM MG e provas do dia 10 de março
O STF decidiu pela suspensão das provas do concurso PM MG, com mais de 3 mil vagas para soldados. Os exames estavam previstos para o dia 10 de março.
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:01/03/2024 às 08:01
Atualizado em:01/03/2024 às 09:18
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, determinou a suspensão do concurso PM MG e da aplicação das provas, previstas para o próximo dia 10 de março, para o cargo de soldado.
O motivo foi a limitação da participação das mulheres no concurso público, cuja oferta é de 3.102 vagas.
No entanto, deste total, somente 311 vagas são destinadas ao público feminino. Esse é o equivalente a 10% das oportunidades, o que restringiu a participação e acarretou na decisão do ministro.
De acordo com a decisão, a aplicação das provas ficará suspensa "até o julgamento de mérito desta ação direta de inconstitucionalidade ou até a divulgação de novo edital em que se assegure às candidatas o direito de concorrer à totalidade das vagas ofertadas, livremente e em igualdade de condições com os homens".
A Polícia Militar de Minas Gerais ainda não se manifestou acerca da decisão.
Vale lembrar que, recentemente, a oferta de vagas do concurso foi elevada. O edital trouxe 2.901 vagas, mas, após a mudança passou a ofertar 3.102 oportunidades.
Mesmo com o acréscimo, a disparidade na oferta entre os dois gêneros prevaleceu.
A seleção é destinada ao cargo de soldado. Em Minas Gerais, a PM tem onível superiorcomo requisito de escolaridade.
Além disso, é necessário ter entre 18 e 30 anos de idade, Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria "B" e altura mínima de 1,60m.
A remuneração inicial do aprovado será de R$4.360,83.
O edital prevê que as provas objetivas do concurso PM MG tenham duração total de três horas. Os locais de aplicação foram pré-estabelecidos no edital.
Os exames ocorrerão nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.
A prova objetiva, quando puder ser aplicada, terá 50 questões, sendo divididas pelos seguintes conteúdos:
Língua Portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto (20 questões)
Literatura (cinco);
Noções de Língua Inglesa (cinco);
Noções de Direito E Direitos Humanos (dez); e
Raciocínio Lógico-Matemático (dez).
Cada questão valerá dois pontos, tendo a prova ao todo 100 pontos.
Para ser considerado aprovado, o candidato deverá obter, no mínimo, 60% do total de pontos da prova objetiva.
Estude para o concurso PM MG: veja dicas de Língua Portuguesa!
Outras etapas
Além das provas objetivas, os candidatos do concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais também serão avaliados por outras três fases:
prova objetiva;
avaliações psicológica e de saúde; e
avaliação física militar.
O edital do concurso PM MG foi publicado em janeiro deste ano. As oportunidades se dividem entre 17 regiões da Polícia Militar de Minas Gerais.
O prazo de validade será de 60 dias, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contados da data da homologação do resultado final do concurso.