Concurso PM MS: Idecan será a banca do edital com 520 vagas
Banca organizadora do concurso da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul foi definida e será o Idecan. O edital tem 520 vagas autorizadas!
Autor:
Publicado em:20/09/2022 às 09:21
Atualizado em:20/09/2022 às 09:21
O próximo edital da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul será publicado pelo Idecan. A dispensa que confirma o nome da banca foi divulgada no Diário Oficial do estado nesta terça-feira, 20. Saiba mais sobre o concurso PM MS abaixo!
O documento não traz mais detalhes sobre o cronograma ou previsão de quando o edital será divulgado.
Com a banca definida, o próximo passo será oficializar a escolha por meio da sua contratação. O contrato deve ser assinado nos próximos dias.
Após a assinatura, os últimos ajustes serão feitos, como a definição do cronograma. Com tudo pronto, o edital ficará liberado para ser lançado a qualquer momento.
Edital do concurso PM MS terá 520 vagas
Já se sabe que o próximo concurso PM MS contará com uma oferta de 520 vagas efetivas. O edital foi autorizado em julho pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja.
A publicação do edital ainda não tem data definida, mas os preparativos já serão iniciados. A Secretaria de Administração ficará responsável junto com as corporações.
“Queremos reforçar nossa segurança pública com novos policiais e bombeiros, aprimorar o trabalho ambiental em todo o Estado e também aperfeiçoar nossa área de tecnologia da informação. Estamos visando a melhora dos serviços públicos e o atendimento à população”, garante o governador.
Além de PM e Bombeiros, também foram autorizados concursos para a Semagro e a Sefaz.
De acordo com a chefe da pasta, os exames estão programados para acontecer ainda este ano.
Ela estima que a primeira fase, composta pelas provas escritas, aconteçam em novembro deste ano. No entanto, este prazo foi revelado quando a previsão era da banca sair em julho.
Como o processo atrasou, para as provas acontecerem ainda este ano o edital precisa ser publicado o quanto antes para que haja tempo hábil para todos os eventos.
Quais foram as etapas do último concurso PM MS?
Desde 2018 que a PM MS não realiza concurso. Naquela época, foram 438 vagas, sendo 388 para o cargo de soldado e 50 para oficial, com oportunidades para ambos os sexos.
Os candidatos foram avaliados por várias etapas de seleção com diversas fase, sendo a primeira composta por prova escrita objetiva e duração de acordo com o cargo.
Fase I: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Fase II: Exame de Aptidão Mental (Avaliação Psicotécnica), de caráter eliminatório;
Fase III: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
Fase IV: Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
Fase V: Investigação Social, de caráter eliminatório.
A primeira foi realizada nos municípios de Campo Grande e Dourados, com quatro horas de duração. Para soldado, foram cobradas 80 questões, nas seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa - 25 questões
Matemática - 15 questões
Conhecimentos Gerais - 15 questões
Noções de Informática - 15 questões
Legislação Específica - 10 questões
Já para oficial, a prova escrita teve 100 questões, com tempo de duração de cinco horas. A maioria das disciplinas eram de conhecimentos específicos da área do Direito, veja: