Concurso PM MT deve ter edital até dezembro, diz governador

Governador Mauro Mendes anuncia que o concurso PM MT deve ter edital publicado até o final deste ano. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:26/11/2021 às 12:00
Atualizado em:26/11/2021 às 12:00

O edital do concurso para Polícia Militar do Mato Grosso deve ter edital até dezembro. Isso porque o governador do Estado, Mauro Mendes, anunciou que a publicação será realizada ainda em 2021.

"O edital desse concurso deve ser divulgado até o final do ano pela SEPLAG (Secretaria de Planejamento)", disse o governador em suas redes sociais.

A divulgação do edital chegou a ser cogitada para o mês de outubro, porém, por trâmites internas, acabou adiada para o fim do ano. 

O número de vagas do concurso PM MT será informado nos próximos dias.

Mauro Mendes disse que faz questão de acompanhar tudo para averiguar quais são as reais necessidades diante das demandas apresentadas por seus secretários.

Desde agosto, o governador anunciou que novos concursos para Segurança de Mato Grosso seriam abertos em 2021. O grande obstáculo para publicação dos editais era o orçamento.

Policiais Militares de Mato Grosso
Governo de Mato Grosso prepara novo concurso PM MT
(Foto: Divulgação)

Porém, segundo Mendes, essa questão já foi solucionada com o equilíbrio fiscal. Ele reconheceu a necessidade de novos servidores e a urgência pelos editais.

“Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

Além da PM MT, estão previstos concursos para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Os editais também devem ser divulgados até dezembro.

Concursos PM e Bombeiros MT já têm comissões designadas

Em agosto, o governo do Estado designou comissões organizadoras de novo concurso para Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Os integrantes devem conduzir os preparativos internos das seleções.

Como o levantamento dos cargos com maior necessidade e orçamento disponível para as nomeações. As comissões ainda elaboram os projetos básicos dos concursos, que funcionam como um espelho para os editais.

Esses documentos integram a escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.

No ano de 2018, a Polícia Militar e os Bombeiros de Mato Grosso chegaram a formar uma comissão para concurso de oficiais. No entanto, os trâmites para seleção não chegaram a avançar.

Ainda não há informações se o novo processo seletivo terá vagas para soldados e/ou oficiais. A Polícia Militar do Mato Grosso registra cerca de 1.500 cargos vagos. O déficit foi ressaltado pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, em março deste ano.

De acordo com o titular da pasta, uma média de 300 profissionais deixam a corporação por ano, seja por aposentadorias, mortes, exonerações ou desligamentos em geral.

“O estado de Mato Grosso cresce 10% ao ano em média. Já na segurança nós temos, fazendo um recorte na Polícia Militar, por exemplo, uma média de inativação de 300 profissionais por ano, entre aposentadorias, mortes e expulsão. Desde que foram chamados os últimos policiais, em 2015, temos até hoje uma média de baixa de 1.500 homens”, disse o secretário.

Últimos concursos PM e Bombeiros MT foram há nove anos

Em 2012, foi realizado o último concurso para o Corpo de Bombeiros e para Polícia Militar de Mato Grosso. A oferta foi de 30 vagas para oficiais, sendo 27 para homens e três para mulheres.

Além da escolaridade, foi preciso ter idade entre 18 e 25 anos de idade na data da matrícula e altura mínima de 1,67m para o sexo masculino e 1,57m para o feminino.

A Covest, Diretoria de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi a banca organizadora. Os participantes foram avaliados por prova objetiva, avaliação física. Além de avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e funcional.

O exame objetivo teve questões de: Física, Biologia, Matemática, Geografia, Língua Estrangeira, Química, História, Língua Portuguesa e Literatura. Os aprovados nas etapas ainda passaram pelo curso de formação. 

Na época, as remunerações eram de R$3.548,94 durante o curso de formação e de R$5.467,94 depois da conclusão.

Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos

Assim como a PM MT, estão previstos concursos para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Por isso, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação para as provas. 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!