Concurso PM-PA divulga retomada da licitação para escolha da banca
A Polícia Militar do Estado do Pará retoma o processo de licitação para contratar a banca de seu próximo concurso público.
Autor:
Publicado em:02/01/2020 às 15:31
Atualizado em:02/01/2020 às 15:31
A Polícia Militar do Estado do Pará divulgou oficialmente a retomada do processo licitatório para a escolha da banca organizadora. O concurso PM-PA visará o preenchimento de mais de 2 mil vagas para soldado e oficial.
O extrato do edital de concorrência foi publicado no Diário Oficial do Estado do Pará nesta quinta-feira, 2 de janeiro. A informação que o processo de licitação seria retomado foi antecipado por FOLHA DIRIGIDA na última segunda-feira, 30 de dezembro.
Em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração do Pará, quem fica responsável pelos trâmites iniciais do concurso, foi informado que o motivo da suspensão se deu em virtude da necessidade de ajustes técnicos no processo.
Assim como prometido, o documento foi divulgado na data prevista. A Seplad avisa que a reabertura acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 9h, na Secretaria de Estado de Planejamento e Administração - sede (Travessa do Chaco, 2.350, Marco, Belém).
As propostas começaram a ser recebidas novamente a partir da publicação do documento, ou seja, já nesta quinta-feira, 2, até o dia da reabertura. O edital completo consta no site de compras do Estado do Pará.
A administração escolheu a modalidade concorrência pública, onde serão analisadas as propostas de menor valor das empresas interessadas em conduzir o concurso. Após a empresa ser definida, o processo será homologado e a mesma terá um contrato assinado.
Ainda não informações sobre possíveis interessadas e bancas mais cotadas. A escolhida ficará responsável pela publicação do edital completo com todas as regras, além do recebimento das inscrições e da aplicação das principais etapas do processo de seleção.
Edital deve sair ainda no primeiro semestre de 2020
O edital de abertura ainda não tem data definida para ser divulgado. Com a reabertura do processo licitatório, o andamento dos preparativos deve sofrer um leve atraso. Todavia, o documento com todas as regras não deve demorar para ser divulgado.
Isso porque o próprio governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, já indicou que a intenção é que o concurso tenha início ainda no primeiro semestre de 2020. A fala foi registrada após um vídeo publicado no Facebook:
"Contratada as empresa, iremos iniciar o certame para que ainda no primeiro semestre (2020) nós já estejamos realizando o concurso, tendo o resultado já para fazer o chamamento dos aprovados. Investimentos que estamos fazendo para melhorar e ampliar a presença de polícia nas ruas com estratégia, com ações ostensivas e fortalecendo a Segurança Pública, direito da população paraense", disse o governador.
Helder ainda confirmou mais detalhes, como o quantitativo que será oferecido no concurso PM-PA. Segundo ele, o edital trará 2.469 vagas para concorrência, que serão distribuídas para os cargos de soldado e oficial, com divisão ainda não anunciada.
Quem esperava um quantitativo maior não precisa se preocupar. Helder disse que seguem previstas 7 mil vagas, mas que o preenchimento ocorrerá ao longo de seu mandato. Dessa forma, outros editais deverão ser divulgados nos próximos anos.
"Serão 2.469 vagas. Lembrem que o nosso compromisso são 7 mil vagas durante todo o Governo. Nós estamos iniciando uma primeira etapa com essa quantitativo, tanto praças quanto oficiais”, relembrou.
CARGO
REQUISITO
REMUNERAÇÃO
Soldado
Ensino médio completo, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres
R$3.486,80
Oficiais
Ensino superior completo, idade de até 35 anos anos e altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres
R$6.249,24
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!