Concurso PM PB: comandante prevê novo edital em até 90 dias

Após ser diversas vezes anunciado em 2022, o edital do concurso PM PB, com cerca de mil vagas, poderá ser lançado ainda neste trimestre.

Autor:
Publicado em:05/01/2023 às 08:33
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10

O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Sérgio Fonseca, revelou na última quarta-feira, 4, durante entrevista ao programa 360 Graus, da Rede 360 News, que o edital do concurso PM PB e Bombeiros PB será publicado, no máximo, em até 90 dias.

"60 a 90 dias, no máximo, nós já vamos estar com esse edital pronto para ser lançado", disse Fonseca.

Como já anunciado pelo governador João Azevêdo, serão oferecidas cerca de mil vagas, para soldados. A carreira, que exige o nível médio dos candidatos, terá alterações na próxima seleção, já que uma recente lei reduziu a altura mínima para participação.

Segundo a nova regra, a altura mínima dos homens passa a ser de 1m60, enquanto a das mulheres foi reduzida para 1m55.

Ainda de acordo com o comandante-geral, a próxima etapa será a escolha e contratação da banca, que ficará à frente da seleção, que contará com cinco fases.

A primeira fase delas será a prova intelectual, seguida pelos exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social.

"Nós já estamos preparando esse edital. Mas, logicamente, existem algumas etapas a serem cumpridas, a primeira delas diz respeito à licitação para contratação da banca que vai organizar esse concurso público. Isso gira em torno de dois meses", afirmou Sérgio.

Confira abaixo a fala do comandante

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba
  • Cargos: soldados
  • Vagas: mil (previstas)
  • Requisitos: nível médio, altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres) e idade entre 18 e 32 anos
  • Remuneração: R$3.202,60
  • Banca: a definir
  • Status: aguardando o processo de escolha da banca

Confira detalhes do último concurso PM e Bombeiros PB

Os últimos concursos PM e Bombeiros, com vagas para soldados, foram realizados em 2018. Na época, as seleções ofereceram mil oportunidades, sendo 900 para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.

As vagas foram para ambos os sexos. Já a remuneração inicial era de R$3.202,60, após o curso de formação.

Cerca de 80 mil pessoas se inscreveram para o concurso, o que trouxe a marca de maior seleção já realizada pela Polícia Militar, segundo a própria corporação.

Para participar da seleção, era preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.

Com a organização do IBFC, os candidatos foram avaliados por meio de exames intelectual, psicológico, de saúde e aptidão física, além da avaliação social.

Na primeira etapa, foram cobradas 80 questões, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa (20);
  • Raciocínio Lógico (dez);
  • Geografia e História da Paraíba (dez);
  • Noções Básicas de Informática (dez); e
  • Noções de Direito e Sociologia (30).