Marcadas para o próximo domingo, 5 de dezembro, as provas do concurso para soldados da Polícia Militar do Piauí (PM PI) foram adiadas. Uma nova data será divulgada com, no mínimo, 30 dias de antecedência.
Em comunicado divulgado nesta quinta, 2, a organização do concurso explicou que a decisão foi tomada diante do aumento do número de inscritos e da obrigatoriedade de cumprir os protocolos sanitários da Covid-19. Sobretudo diante da nova variante confirmada no Brasil.
A organização ainda apontou a necessidade de reorganização da quantidade de inscritos por sala para manter o distanciamento exigido e o aumento do número de locais de prova.
“Tudo isso foi levado em consideração para informar a todos, em especial, aos inscritos que a Prova Escrita Objetiva para o cargo de Soldado PMPI, marcada para o dia 05 de dezembro (domingo), foi suspensa. Posteriormente, uma nova data será divulgada pelos órgãos competentes e publicizada no site do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE”, consta no comunicado.
O cronograma do concurso PM PI para soldados está suspenso até que as novas datas sejam divulgadas.
Concurso PM PI tem oferta de mil vagas para soldados
O concurso para soldado da PM PI teve edital publicado com 650 vagas. Porém, em setembro, o governo autorizou que a oferta passasse para mil vagas. Desse total, 900 são para o sexo masculino e 100 para o sexo feminino.
Com a mudança no quantitativo de oportunidades, as inscrições foram reabertas pelo site do Nucepe, organizador.
A carreira de soldado tem como requisito o ensino médio completo, altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB". Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso para soldado é de 18 a 35 anos.
Os candidatos do concurso PM PI serão submetidos a diversas etapas, sendo elas: provas objetivas e redação, exame de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), exame psicológico e investigação social.
Na data a ser remarcada, os candidatos deverão realizar as provas objetivas e de redação. Veja a estrutura a seguir das avaliações:
Conhecimentos Básicos - 40 questões
- Língua Portuguesa (14 questões);
- Matemática (14);
- Conhecimentos Gerais (seis); e
- Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí (seis).
Conhecimentos Específicos - 20 questões
- Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí (sete); e
- Noções de Direito - Constituição Federal, Constituição do Estado do Piauí, Código Penal Brasileiro e Legislação Especial (13).
Os concorrentes ainda deverão elaborar uma redação.
Será classificado na objetiva, para o cargo de soldado, o concorrente que obtiver pelo menos 20 pontos em Conhecimentos Gerais e 20 em Conhecimentos Específicos, além dos 48 pontos na soma das provas.
Terão as redações corrigidas os classificados até a 1.800ª posição no caso dos homens e até a 200ª posição no caso das mulheres, considerando os empatados na última posição.
A Polícia Militar do Piauí também realiza concurso com 40 vagas para oficiais. Nesse caso, o principal requisito é Bacharelado em Direito, além de altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), carteira de habilitação na categoria "AB" e idade de 21 a 35 anos.
No caso dos oficiais, as provas objetivas já foram realizadas e os resultados divulgados. Confira a aqui!