Concurso PM PI: governadora sanciona lei que cria cadastro reserva

A governadora do Piauí, Regina Sousa, sancionou a lei que permite a criação de um cadastro de reserva, com mil vagas, no concurso PM PI.

Autor:
Publicado em:06/09/2022 às 10:37
Atualizado em:28/07/2023 às 04:10

A lei que cria um cadastro de reserva para o concurso PM PI foi sancionada na última segunda-feira, 5, pela governadora do Piauí, Regina Sousa. O documento foi assinado na presença da comissão de aprovados na seleção.

"Assinei a autorização para eles ingressarem no curso de formação para soldado. E, assim, formar um cadastro de reserva já com os policiais aptos a entrarem nos quadros da PM", disse a governadora em publicação nas suas redes sociais.

Conforme a legislação, o Poder Executivo fica autorizado a convocar, para o exame de saúde, os candidatos aprovados no concurso para soldado da Polícia Militar do Piauí, realizado em 2021. Desta forma, os habilitados na etapa têm chances de convocação para o Curso de Formação de Soldados (CFS).

Vale lembrar que o edital do concurso tinha uma cláusula de barreira que impedia a convocação dos concursados classificados além do número de vagas, o que deixa de ocorrer com a sanção da nova lei.

Governadora sanciona lei que autoriza cadastro de reserva no concurso PM PI (Foto: Reprodução Instagram)
Governadora sanciona lei que autoriza cadastro
de reserva no concurso PM PI (Foto: Reprodução Instagram)

Concurso PM PI oferece 1.100 vagas

Os candidatos do concurso PM PI, para soldados e oficiais, já foram convocados para a etapa de investigação social no mês passado. Esta foi a quinta etapa da seleção, que já contou com as seguintes avaliações:

  • provas;
  • exame de saúde (médico e odontológico);
  • exame de aptidão física; e
  • avaliação psicológica;

Com a conclusão da investigação social, os candidatos aprovados serão convocados para a última etapa, o curso de formação. Esta chamada pode ocorrer ainda este mês.

Com as mudanças anunciadas em setembro de 2021, o concurso da Polícia Militar do Piauí passou a oferecer 1.040 vagas, sendo mil para o curso de formação de soldados e 40 para oficiais.

Os ganhos são de 3.470,66 (soldado) e de R$6.170,09 (oficial). No primeiro caso, é preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí é o bacharelado em Direito.

A corporação exige ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB".

Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos.