Concurso PM PI: governador anuncia novo edital até o final do ano

Governador Rafael Fonteles diz que edital do novo concurso PM PI será divulgado "mais para o final do ano". Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:03/09/2025 às 12:25
Atualizado em:03/09/2025 às 12:55

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, confirmou que o novo concurso PM PI terá edital "mais para o final do ano". O prazo foi passado durante entrevista coletiva na segunda-feira, 1º.

"Mais para o final do ano, teremos o edital do novo concurso da Polícia Militar do Estado Piauí", afirmou Fonteles.

A previsão é que o concurso oferte mil vagas. Ainda não há informações se as oportunidades serão para soldado, oficiais ou para os dois cargos.


A realização do novo concurso público para a Polícia Militar do Piauí faz parte da meta do governador de nomear 4 mil novos policiais durante sua gestão.

Governador confirma edital do concurso PM PI ainda em 2025

(Foto: Ascom/Governo Piauí)


Em julho, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, informou que a banca organizadora seria contratada a partir do mês de agosto.

“Já vamos contratar outra banca para realizar um concurso com mais mil vagas. Assim, teremos de fato uma polícia interiorizada e distribuída por todo o território do estado do Piauí”, disse Chico Lucas.

Apesar da fala do secretário, a banca organizadora do concurso ainda não foi anunciada. Ela será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas, como as provas objetivas.


Somente depois da contratação da banca, o edital do concurso poderá ser finalizado e publicado.


O governador também anunciou a realização de um novo concurso para a Polícia Civil do Piauí com 400 vagas. Nesse caso, os trâmites estão mais avançados e o edital previsto para este mês.


No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!

Relembre como foram os últimos concursos PM PI

Os últimos concursos para a Polícia Militar do Piauí foram abertos em 2021, com a oferta de 1.040 vagas, sendo mil para soldados e 40 para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).


Os requisitos para o cargo de soldado foram o ensino médio completo e a idade entre 18 e 35 anos. Já para os oficiais, foi necessário ter diploma de graduação em Direito e idade entre 21 e 35 anos.


Além disso, a estatura mínima exigida foi de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, válida para ambos os cargos.


Na época, a remuneração inicial variava conforme o cargo. Para soldado, o valor era de R$3.470,66, enquanto os oficiais tinham salário de R$6.170,09.


O concurso foi conduzido pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi (Nucepe). Veja o que foi cobrado nas provas por cargo:


Soldado:

  • Língua Portuguesa: 14 questões
  • Matemática: 14 questões
  • Conhecimentos Gerais: 6 questões
  • Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí: 6 questões
  • Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí: 7 questões
  • Noções de Direito (Constituição Federal, Constituição do Estado do Piauí, Código Penal Brasileiro e Legislação Especial): 13 questões

Resolva a última prova para soldado da PM PI e teste seus conhecimentos!


Oficial:

  • Língua Portuguesa: 6 questões
  • Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí: 4 questões
  • Legislação Especial Aplicada à Segurança Pública: 4 questões
  • Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí: 6 questões
  • Direito Constitucional: 5 questões
  • Direito Administrativo: 5 questões
  • Direito Penal: 5 questões
  • Direito Militar: 7 questões
  • Direito Processual Penal Militar: 7 questões
  • Segurança Pública: 6 questões.

Resolva a última prova para oficial da PM PI e teste seus conhecimentos!

Candidatos empatados no concurso PM PI 2017 devem ser convocados

O Ministério Público do Piauí obteve decisão favorável da Justiça para que candidatos empatados na última colocação no concurso PM PI de 2017 sejam chamados.


A 35ª Promotoria de Justiça de Teresina foi favorável à ação civil pública, proposta pelo Ministério Público, que questionava a alteração do edital do concurso da Polícia Militar do Piauí em 2017.


Na ação, foi contestado um aditivo ao edital que restringiu a chamada para as etapas seguintes somente ao número de vagas originalmente previstas, em vez de permitir a participação de até o dobro desse quantitativo, conforme estabelecido inicialmente.


O Tribunal de Justiça do Estado determinou que sejam chamados os candidatos empatados na última posição de corte, reconhecendo que a eliminação deles à época violou o Decreto Estadual nº 15.259/2013, que prevê tratamento isonômico em situação de empate em concursos públicos.


Vale ressaltar que o acórdão proferido ainda não transitou em julgado, sendo passível de recurso.


O concurso PM PI de 2017 ofereceu 400 vagas para praças (soldados). O requisito foi ter o ensino médio completo ou equivalente.

Clique para saber mais

Carregando...