Foi publicada a lei que autoriza a correção de mais provas dissertativas de candidatos do concurso PM PI para oficiais, realizado em 2021.
Conforme indicado no documento, os candidatos posicionados após as 40 vagas imediatas ofertadas passarão a integrar o cadastro de reserva, desde que tenham obtido, cumulativamente:
- pontuação igual ou superior a 60% das provas e 50% do total de pontos de cada matéria;
- o mínimo de 12 pontos na prova escrita dissertativa; e
- sejam considerados aptos nas etapas de exame de saúde, de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.
Com a sanção da lei e a criação do cadastro de reserva, mais candidatos poderão ser convocados pela Polícia Militar do Piauí para integrar o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
O concurso PM PI de 2021 ofertou 40 vagas para a carreira de oficial. A organização ficou sob a responsabilidade do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).
Para ingressar na carreira, era preciso possuir nível superior em Direito, idade mínima de 21 anos e máxima de 25 anos, além de estatura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
Para a prova objetiva, o concurso exigiu conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa: 6 questões;
- Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí: 4 questões;
- Legislação Especial Aplicada à Segurança Pública: 4 questões;
- Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí: 6 questões;
- Direito Constitucional: 5 questões;
- Direito Administrativo: 5 questões;
- Direito Penal: 5 questões;
- Direito Militar: 7 questões;
- Direito Processual Penal Militar: 7 questões; e
- Segurança Pública: 6 questões.
A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

Mais redações serão corrigidas no concurso PM PI de oficiais
(Foto: Sgt F. Carvalho/PM PI)
Concurso PM PI de soldados pode sair ainda este ano
Além dos oficiais, a Polícia Militar do Piauí poderá contar também com mais soldados. Em entrevista realizada no mês de março, o comandante-geral da corporação, coronel Scheiwann Lopes, anunciou que um novo concurso PM PI será realizado em 2025.
Ao todo, são esperadas mil vagas para soldados. Desde o edital de 2021, a Polícia Militar do estado já convocou mais de 2 mil aprovados para a carreira.
"De acordo com os anúncios do governador, esse ano teremos um novo concurso para PM - acho que mil vagas para Polícia Militar. Mas, só agora com essa turma, nós já passamos de 2 mil homens e mulheres incrementados na nossa corporação. Primeiro foram mil (convocados), depois 400 e agora pouco mais de 660”, disse, em março deste ano.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, a expectativa é de que a realização do novo concurso aconteça após a conclusão da terceira turma do curso de formação.
Sendo assim, há a expectativa de que os trâmites do novo edital avancem no segundo semestre de 2025.
Em 2024, o governador já havia confirmado que um novo concurso para a Polícia Militar do Piauí estava nos planos do governo, embora ainda não houvesse informações sobre os preparativos.
Também organizado pelo Nucepe, o último concurso PM PI, para soldados, contou com mil vagas. A seleção de 2021 exigiu conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa: 14 questões;
- Matemática: 14 questões;
- Conhecimentos Gerais: 6 questões;
- Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí: 6 questões;
- Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí: 7 questões; e
- Noções de Direito (Constituição Federal, Constituição do Estado do Piauí, Código Penal Brasileiro e Legislação Especial): 13 questões
Além das provas objetivas, os candidatos foram submetidos a diversas outras etapas, como o Teste de Aptidão Física (TAF).
