Concurso PM RN: banca convoca candidatos para as provas

Em meio a processo judicial, Polícia Militar do Rio Grande do Norte mantém convocação dos candidatos para as provas do seu concurso PM RN.

Autor:
Publicado em:30/08/2022 às 09:06
Atualizado em:30/08/2022 às 09:06

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso PM RN para oficiais, convocou os candidatos para a realização das provas objetivas. Os exames seguem marcados para o próximo domingo, 4, mesmo em meio a um processo judicial.

Vale lembrar que, na última semana, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP RN) ingressou com mandado de segurança pedindo que a Polícia Militar reabra o prazo de inscrições para o seu concurso PM RN.

O objetivo, segundo o MP, é ampliar o público-alvo da seleção, ofertando a possibilidade de candidatos que possuam diplomas de nível superior em qualquer área também possam se inscrever.

Na última quinta, 25, a Justiça intimou a Procuradoria Geral do Estado (PGE), em busca de informações. Conforme decisão do juiz Cícero Martins, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, a PGE tem 72 horas para prestar esclarecimentos sobre o pedido de liminar do MP RN.

Ao portal Tribuna do Norte, a Polícia Militar informou que não comentaria decisões judiciais, mas que a aplicação das provas, prevista para o próximo dia 4 de setembro, estava mantida.

Desta forma, a banca publicou, na última sexta-feira, 26, o edital de convocação para os exames. Conforme o documento, as avaliações objetivas ocorrerão no turno da manhã, a partir das 9h, e as discursivas no turno da tarde, a partir das 15h.

Veja como serão as provas do concurso PM RN

O concurso PM RN será composto por sete etapas, sendo elas: prova objetiva (IBFC); Teste de Aptidão Física (TAF) - IBFC avaliação psicológica (IBFC); prova de títulos (IBFC); investigação social (PM RN) inspeção de saúde (PM RN); e entrevista de heteroidentificação (PM RN).

Ao todo, 3.254 candidatos estão convocados para as provas, que ocorrerão no próximo dia 4 de setembro, nas cidades de Caicó, Natal, Mossoró e Pau dos Ferros.

No exame de múltipla escolha, serão cobradas 90 questões, sendo dez para cada uma das seguintes disciplinas: 

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Penal Militar e Processual Penal Militar;
  • Legislação PM RN; e
  • Legislação Extravagante.

Para ser aprovado será preciso obter, pelo menos, 40% por disciplina e 60% no total da prova.

Além disso, somente serão corrigidas as discursivas dos candidatos que forem habilitados na objetiva e que estiverem classificados dentro do limite de três vezes do total de oportunidades, ou seja, até a 317ª posição para a ampla concorrência e a 79ª para as vagas reservadas.

Os aprovados serão convocados, no dia 14 de outubro, para as demais etapas, a serem realizadas em Natal. Conforme o cronograma, o TAF será aplicado no dia 21 do mesmo mês.

Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por 90 dias, cabendo prorrogação por igual período. 

Concurso PM RN oferece 132 vagas para oficiais (Foto: Assecom)
Concurso PM RN oferece 132 vagas para oficiais
(Foto: Assecom)

Saiba tudo sobre a seleção

  • Órgão: Polícia Militar do Rio Grande do Norte
  • Cargos: oficiais
  • Vagas: 132
  • Requisitos: nível superior em Direito, até 30 anos de idade e altura mínima de 1m65 (homens) e 1m60 (mulheres)
  • Remuneração: R$5.357,73
  • Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
  • Inscrições: de 4 de julho a 1º de agosto
  • Provas: 4 de setembro

Concurso PM RN oferece 132 vagas

Ao todo, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte seleciona para o preenchimento de 132 vagas no seu Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Do total de oportunidades, 106 são destinadas à ampla concorrência, enquanto 26 estão reservadas aos candidatos negros. O edital não traz divisão entre homens e mulheres.

Para se inscrever, era preciso ter concluído o curso de bacharelado em Direito, ter nascido a partir do dia 1º de janeiro de 1992 (30 anos) e possuir, no mínimo, 1m65 de altura, se for do sexo masculino, ou 1m60, se for do sexo feminino.

Conforme o edital, a idade máxima não é um requisito para os candidatos pertencentes aos quadros das corporações militares do Rio Grande do Norte. Os aprovados terão uma remuneração inicial de R$5.357,73.