Concurso PM RN divulga edital de convocação para as provas objetivas
Concurso PM RN divulga edital de convocação para as provas objetivas, que serão aplicadas na próximo dia 16 de abril. Confira regras!
Autor:
Publicado em:06/04/2023 às 06:09
Atualizado em:06/04/2023 às 06:09
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou o edital de convocação para as provas objetivas do concurso PM RN. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado e traz observações importantes aos candidatos.
A aplicação das provas está marcada para o dia 16 de abril e será realizada nas cidades de Caicó, João Câmara, Mossoró, Natal, Nova Cruz e Pau dos Ferros.
Os portões serão abertos às 12h30 com fechamento previsto para as 13h15. O exame será iniciado às 13h30. Os candidatos terão 4 horas para finalizarem as provas.
De acordo com o documento, os candidatos devem chegar aos locais de prova uma hora antes do fechamento dos portões.
No local, será preciso apresentar um documento de identidade com foto e estar portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, além do Cartão de Convocação para a prova.
A organização ainda recomenda que os candidatos não levem celulares/aparelhos eletrônicos e nenhum dos objetos citados no item 10.14. do edital do concurso.
Além disso, fica recomendado, ainda que não seja obrigatório no dia de realização da prova, o uso de máscara individual, cirúrgica ou de tecido, de proteção de nariz e boca.
Como serão as provas do concurso PM RN 2023?
Nas provas objetivas do concurso PM RN serão cobradas 80 questões, sendo dez para cada uma das seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico;
Noções de Informática;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Direito Penal Militar;
Noções de Direito Penal;
Legislação Extravagante; e
Legislação PM RN.
Para ser aprovado será preciso obter, pelo menos, 40% por disciplina e 60% no total da prova. Além disso, somente serão habilitados, para as próximas etapas, aqueles que estiverem classificados dentro do limite de duas vezes a quantidade de vagas por cargo.
Os aprovados serão convocados para as demais etapas, a serem realizadas em Natal.
A previsão é que no dia 15 de maio saia a convocação para o exame de habilitação musical (aluno músico) e para o Teste de Aptidão Física (TAF).
A avaliação musical ocorrerá no dia 21 de maio, enquanto o TAF será realizado entre os dias 22 e 31 de maio. Posteriormente, no dia 12 de junho será feita a convocação para as seguintes etapas:
O resultado final está previsto para o dia 24 de julho. Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por dois anos, cabendo prorrogação por igual período.
Concurso PM RN oferece mais de mil vagas
Ao todo, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte seleciona soldados para o preenchimento de 1.158 vagas, de nível superior.
As oportunidades estão distribuídas entre as funções de aluno soldado e aluno soldado músico, sendo 1.128 vagas para o primeiro caso e 30 no segundo.
No caso dos músicos, é preciso ainda ter habilitação técnica no instrumento exigido, sendo ele:
Além da formação, é preciso ter altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres) e até 35 anos de idade. Os aprovados terão ganhos iniciais de R$1.302, cabendo ainda acréscimos e benefícios.
O aluno soldado que concluir o curso de formação de praças, com aproveitamento, será lotado em qualquer lugar do Estado do Rio Grande do Norte a critério da PM RN.