Mas o que chama a atenção de vários dos interessados na seleção é a exigência da idade para ingresso na carreira de soldado de 2° classe: entre 17 e 30 anos.
Inicie agora a preparação para o novo concurso PM SP. Clique aqui e saiba mais!
Concurso PM SP para soldado exige 17 anos para ingresso
Entre os requisitos para ingressar na corporação, um dos mais discutidos, de fato, é a idade mínima de 17 anos para participar do concurso público. A exigência, apesar de causar questionamentos, tem sua importância e justificativa dentro do contexto da instituição.
Ao estabelecer a idade mínima em 17 anos, a PM SP busca selecionar indivíduos que estejam no início da vida adulta, porém já com uma maturidade mínima para lidar com as responsabilidades e desafios da carreira policial.
O requisito de idade mínima também está relacionado à formação e capacitação dos policiais militares. A partir dos 17 anos, os candidatos podem ingressar nos cursos de formação da polícia.
O Curso de formação têm duração de cerca de dois anos, conforme consta no site da PM SP.
"O curso, com dois anos de duração, compreende seis meses de formação básica, seis meses de formação específica, cumprida em unidades operacionais, e mais 12 meses de estágio supervisionado, já atuando nas ruas, nas cidades, nas estradas, nas matas, no litoral e nos céus de São Paulo."
Antes de tomar posse no cargo e começar a atuar na região de lotação, o candidato passa pelo Curso de Formação Profissional (CFP).
O Curso de Formação da PM-SP é realizado na Escola de Soldados, localizada no distrito de Pirituba, na Zona Oeste da capital, tendo capacidade para receber 1.600 alunos.
Os excedentes são distribuídos em 37 núcleos espalhado por todo o estado. A definição do local em que o aluno irá estudar é dada mediante a classificação final. Os mais bem colocados têm direito de escolha.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Jovens têm oportunidade de carreira estável
Durante o período no Curso de Formação de Soldados, os aprovados no concurso são preparados não apenas em termos de conhecimento técnico, mas também de desenvolvimento pessoal e ético.
O objetivo é lidar com as situações complexas que enfrentarão no exercício da função, que tem remuneração básica inicial para o cargo de soldado da PM SP de 2ª Classe é de R$ R$4.852,21.
Conforme o edital publicado este ano estão entre as atribuições do cargo:
"O policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar."
→ Faça questões de concursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Um outro aspecto a ser considerado é o contexto social e legal. Aos 17 anos, o cidadão já tem diversos direitos e deveres reconhecidos, como por exemplo, o direito ao voto e a capacidade de serem responsabilizados criminalmente por seus atos.
Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos"
Mesmo com a oportunidade de acesso a uma carreira estável na PM SP, é preciso reconhecer os desafios e dificuldades da profissão.
Isso porque, aos 17 anos muitos jovens ainda estão processo de amadurecimento e as dificuldades da carreira policial envolvem situações de alto estresse e pressão, comuns no trabalho policial.
Diante dessa problemática, a corporação investe em programas de apoio psicológico e acompanhamento para garantir que os profissionais estejam preparados não apenas em termos técnicos, mas também emocionalmente.
Logo, o requisito de idade mínima de 17 anos para ingresso na Polícia Militar de São Paulo pode ser justificado pela necessidade de selecionar indivíduos que estejam no início da vida adulta, mas já com uma maturidade mínima para enfrentar os desafios da profissão.
É importante ressaltar que os policiais passam por uma formação rigorosa, tanto técnica quanto ética, durante os cursos de formação. Portanto, é uma oportunidade que exige a responsabilidade que a função demanda.
Como foi o último concurso PM SP?
Publicado em novembro de 2024, o último edital PM SP contou com 2.700 vagas de soldado.
A seleção, sob organização da Fundação Getulio Vargas, foi composta por diversas etapas de avaliação, entre elas:
- prova objetiva;
- prova dissertativa;
- exames de aptidão física;
- exames de saúde;
- exames psicológicos;
- avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e
- análise de documentos.
O que caiu na prova objetiva?
A prova objetiva foi composta de 60 questões de múltipla escolha, que foram distribuídas pelas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa e Intepretação de Texto (20 questões);
- Matemática (15 questões);
- Conhecimentos Gerais (15 questões);
- Noções Básicas de Informática (cinco questões); e
- Noções de Administração Pública (cinco questões).
Cada questão valeu um ponto, totalizando até 60. Para ser considerado habilitado na prova objetiva, o candidato precirsou obter, no mínimo, 30 pontos.
A prova dissertativa, por sua vez, consistiu em uma redação no estilo de dissertação em prosa, escrita na norma-padrão da Língua Portuguesa.
A prova dissertativa teve valor de 40 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que obtivesse nota igual ou superior a 20.
