Concurso PM-TO para soldado está na fase de escolha da banca
Concurso da Polícia Militar de Tocantis confirma mil vagas para a função de soldado, com exigência de nível médio.
Autor:
Publicado em:28/01/2020 às 08:30
Atualizado em:28/01/2020 às 08:30
O próximo concurso da Polícia Militar do Tocantis (PM-TO) ofertará mil vagas para o cargo de soldado, de nível médio. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do órgão.
De acordo com a assessoria, a comissão do concurso já tem realizado todas as ações necessárias para a contratação da banca organizadora. A expectativa, agora, é pela publicação do edital.
O órgão não confirmou a data para a divulgação, no entanto, garantiu que o procedimento tem seguido os trâmites administrativos necessários com a maior agilidade possível.
O concurso PM-TO foi anunciado em outubro de 2019 pelo comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, na solenidade comemorativa dos 30 anos da PM-TO na Assembleia Legislativa do Estado.
Concurso PM-TO terá idade máxima de 32 anos
A Assembleia Legislativa de Tocantis aprovou, em dezembro, um Projeto de Lei que altera para 32 anos a idade máxima para inscrição em concursos públicos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A PL é de autoria do deputado estadual Elenil da Penha (MDB).
Segundo o governo do Estado, a ação se deu em virtude de democratizar e ampliar o acesso às corporações. Anteriormente, a idade máxima era de 30 anos.
Além da escolaridade e da idade mínima, a função de soldado exige altura de 1,63m para homens e 1,60m para as mulheres.
Conforme já havia sido divulgado pela FOLHA DIRIGIDA, em dezembro, o número de vagas ofertadas no próximo concurso PM-TO não seria suficiente para suprir o déficit da corporação. A observação foi feita pelo deputado estadual Prof. Júnior Geo (Pros), em novembro, na tribuna da Assembleia de Tocantis.
Segundo ele, o déficit da corporação vai continuar, pois supera 4 mil policiais. Dessa forma, há a possibilidade de o novo edital ter um cadastro de reserva, com mais convocações durante o prazo de validade.
O último concurso da Polícia Militar do Tocantis foi realizado em 2018, sob responsabilidade da AOCP Concursos Públicos. Porém, a seleção foi anulada por completo menos de três meses após a publicação do edital.
Na ocasião, o concurso ofertou 900 vagas para homens e 100 para mulheres, com exigência de ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na categoria "B".
De acordo com o último edital, durante o período de formação, o subsídio do aluno soldado, em valores vigentes, seria de R$2.215,10. Obtendo aprovação no curso de formação, o aluno seria promovido ao cargo de soldado com remuneração prevista de R$4.455,46.
Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, composta por 60 questões divididas pelas seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa: 20 questões;
Raciocínio Lógico e Matemático: cinco questões;
Atualidades e Conhecimentos Regionais: dez questões;
Noções de Direito: dez questões;
Noções de Informática: cinco questões;
Normas Pertinentes à PM-TO: dez pontos.
Além da prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, os concorrentes foram submetidos a redação, exame de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e da vida pregressa.