Concurso PMERJ 2014: governador autoriza 568 convocações

Governador Cláudio Castro autoriza que Polícia Militar chame 568 aprovados no concurso PMERJ 2014 para o curso de formação. Veja!

Autor:
Publicado em:07/12/2021 às 10:38
Atualizado em:07/12/2021 às 10:38

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou que a Polícia Militar (PMERJ) inicie o procedimento administrativo para chamada de 568 aprovados no último concurso para soldados, realizado em 2014. O aval foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça, 7. 

Os candidatos serão convocados para início do Curso de Formação de Soldados Policiais Militares (CFSD). De acordo com o divulgado no Diário Oficial, as chamadas foram possíveis pelo Decreto nº 47.585, de 26 de abril deste ano. 

Esse Decreto estabeleceu o provimento máximo de 2.107 vagas em vários órgãos, sendo 700 na Polícia Militar. Desse total, 100 são para oficiais (nível superior) e 600 para soldados (nível médio). 

O governador Cláudio Castro revelou, no final do ano passado, que 700 remanescentes seriam convocados em 2021.

“Tínhamos a promessa de acabar com a espera. O concurso ocorreu em 2014 e muitos esperaram anos para servir ao Estado. Ainda faltam 700. No próximo ano, chamaremos todos. A PMERJ precisa estar cada dia mais capacitada e preparada. Contem conosco”, disse o governador.

Lei para convocação de aprovados passa a valer

No dia 1º de dezembro, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou o veto do governador Cláudio Castro e promulgou a Lei nº 9.494/2021, que autoriza o Poder Executivo a chamar os aprovados no concurso para soldados da Polícia Militar (PMERJ) de 2014. 

Conforme o texto, o governo poderá chamar os aprovados que, na data final de inscrição, tinham até 35 anos. A partir disso, ficam revogadas as disposições do edital do concurso, que traziam como requisito a idade de até 30 anos na inscrição. 

Essa convocação só poderá ser aplicada após o preenchimento das vagas nos termos da Lei Estadual nº 8.382, de 18 de abril de 2019, caso ainda existam oportunidades remanescentes.

Soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro em frente à uma viatura
Diversos candidatos aprovados no concurso PMERJ de 2014 
ainda aguardam convocação (Foto: Divulgação)

A lei é oriunda do projeto nº 2.614/2020 aprovado pela Alerj, de autoria de diversos deputados. Em setembro, o texto foi vetado pelo governador Cláudio Castro

Em sua justificativa, ele ressaltou que: “a pretensão de revogação de cláusulas editalícias contrárias às disposições contidas no projeto de lei, viola o ato jurídico perfeito, em clara ofensa ao disposto no art. 5º, XXXVI da Constituição Federal”.

Novo concurso PMERJ para soldados está previsto

A intenção de realizar um novo concurso para soldados já foi anunciada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Porém, o edital só poderá ser publicado após a chamada de todos os remanescentes da seleção de 2014.

O ex-secretário da PM RJ, Rogério Figueredo, informou que o próximo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldados está em pauta pelo governo estadual.

“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.

A carreira de soldado requer ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos. Também é preciso ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens e possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Os aprovados recebem inicialmente R$3.452,55. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade. Com a proximidade de um novo concurso para soldados, quem deseja ingressar na PM do Rio deve turbinar a preparação.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos conta com um preparatório exclusivo para o concurso PMERJ, que traz 160 aulas com um total de 90 horas, aproximadamente.

Há conteúdos de Língua Portuguesa, Redação, Legislação de Trânsito, Informática e Noções de Direitos Humanos.

Conheça o curso PMERJ soldado da Folha Cursos!