Concurso PMERJ convoca mais de 460 aprovadas para novas etapas
Polícia Militar do Rio de Janeiro convoca mais de 400 aprovadas no concurso PMERJ 2014 para cumprir as etapas de testes físico e psicológico
Autor:
Publicado em:30/09/2020 às 10:22
Atualizado em:30/09/2020 às 10:22
Ótima notícia para as mulheres aprovadas no concurso PMERJ 2014! Nesta quarta-feira, 30, a Polícia Militar do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial do Estado a convocação de 469 classificadas.
De acordo com o documento, todas deverão comparecer na Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal (antigo CRSP), localizada na Avenida Marechal Fontenelle, 2906, bairro da Sulacap, Rio de Janeiro.
Esse comparecimento deverá ser feito a partir de segunda, dia 5, indo até quinta, dia 8 de outubro. No entanto, é necessário observar as datas e horários de acordo com a ordem de chamada.
Para a ocasião, será necessário:
usar máscara facial (devido à Covid-19);
levar caneta azul ou preta;
documentos de identificação pessoal;
levar toda a documentação listada no editalde recrutamento (para saber quais são, clique no botão de "Confira" abaixo) para o preenchimento do Inventário Pessoal; e
ir de trajes civis, ou seja, não é necessário ir de farda.
Consulte as convocações abaixo:
Em resposta à Folha Dirigida, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que a convocação de 469 mulheres tem o objetivo de dar prosseguimento ao processo seletivo de 2014. Essas candidatas foram aprovadas na prova escrita do concurso realizado há seis anos, mas não ficaram entre as classificadas.
Porém, elas receberam a concessão de cumprir as demais etapas do processo, ou seja, exames físicos e psicológicos, pesquisa social, entre outras. O que as tornariam aptas a ingressarem no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), caso haja necessidade de preenchimento de novas vagas.
"Vale ressaltar que será respeitado o critério de classificação dos candidatos que já cumpriram todas as etapas e ainda aguardam convocação", consta em nota enviada à reportagem.
Somente este ano foram outras duas convocações. A primeira aconteceu em agosto, com 400 policiais. Já a segunda foi no começo de setembro.
No decorrer do curso de formação, todos os convocados recebem treinamentos teóricos e práticos sobre a carreira de soldado.
Quer saber sobre o novo concursopautado com 2 mil vagas? Continue na matéria e fique por dentro de mais detalhes.
Concurso PMERJ convoca mais de 460 aprovadas
(Foto: Divulgação/Facebook)
Após chamadas de 2014, novo concurso poderá ser aberto
Já foi pautado um novo concurso PMERJ para soldados, mas ele só poderá ser realizado após a chamada de todos os remanescentes da seleção de 2014.
“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.
O cargo de soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro exige o ensino médio completo, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro considerou inconstitucional a Lei Estadual nº 8.658/2019, que aumenta a idade máxima para as carreiras militares do Rio de Janeiro para 35 anos.
Durante o curso de formação, os salários são de R$2.213,62. Depois da formatura, o valor passa para R$3.452,55.
Além disso, o governador eleito, Wilson Witzel, chegou a autorizar a realização de novo concurso PMERJ com 32 vagas para o Quadro de Oficiais da Polícia Militar. No momento, a corporação trabalha na escolha da banca organizadora.
Para ser um oficial da Polícia Militar do Rio é preciso ter o nível superior em Direito. Além disso, considerando os requisitos da última seleção, realizada em 2018, é preciso ter até 35 anos (na data de publicação do edital) e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Resumo concurso PMERJ soldados
Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
Banca: a definir
Cargos: soldado
Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 30 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior