A Polícia Militar do Rio de Janeiro realizará um novo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldado. O cargo exige o ensino médio e oferece remuneração inicial de R$4 mil.
Os aprovados também têm direito a uma série de benefícios. Veja quais são eles:
Alimentação
Em geral, a Polícia Militar concede alimentação nos próprios batalhões. Porém, nas unidades em que não há refeitório, como nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), o valor para alimentação é pago junto ao salário.
Vale-transporte
A corporação também paga um valor mensal para o transporte dos policiais militares.
Auxílio-fardamento
A PM concede auxílio-fardamento após o posto de sargento. Os cabos e soldados precisam comprar suas fardas.
Das 2 mil vagas que serão abertas no novo concurso, 200 serão para o sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino. A carreira tem os seguintes requisitos:
- Ensino médio completo;
- Idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso. Considera-se para efeito deste item da idade-limite de trinta e dois anos, aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- Altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Haverá cotas para negros, índios e pessoas com hipossuficiência econômica. A contratação dos soldados será pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.
Novo concurso PMERJ tem estrutura confirmada
Folha Dirigida teve acesso ao termo de referência do concurso PMERJ para soldados. O documento funciona como um espelho para o edital e confirma vagas, requisitos, cotas, estrutura de provas e disciplinas.
De acordo com o termo de referência, o concurso será composto por nove etapas. Apenas as duas primeiras serão de responsabilidade da banca organizadora a ser contratada. As demais serão realizadas pela própria Polícia Militar:
- 1ª etapa: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª etapa: Prova Discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório;
- 3ª etapa: Preenchimento do FIC e verificação dos requisitos para inscrição o Concurso Público, de caráter eliminatório;
- 4ª etapa: Exame Antropométrico, de caráter eliminatório;
- 5ª etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- 6ª etapa: Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
- 7ª etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
- 8ª etapa: Exame Social e Toxicológico, de caráter eliminatório;
- 9ª etapa: Avaliação Documental, de caráter eliminatório.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas de 9h às 13h, no tempo de quatro horas, em dias diferentes.
Provas objetivas terá cobrança de novas disciplinas
Os exames objetivos do concurso terão 50 questões, com quatro alternativas, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Matemática Básica: 10 questões;
- Noções de Direitos Humanos: 10 questões;
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ: 10 questões;
- Noções de Direito Penal e Processo Penal: 10 questões.
Tais disciplinas são diferentes das cobradas no último concurso para soldados, aberto em 2014. Na época, houve questões sobre História, Geografia, Sociologia, Informática e Legislação de Trânsito, que não serão aplicadas na próxima prova.
Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver 60% dos pontos, ou seja, 30 questões corretas ou 60 pontos e não zerar nenhuma disciplina.
Na prova discursiva, os candidatos terão que elaborar uma redação, que valerá de zero a 100 pontos. Quem não alcançar o grau mínimo de 50 pontos será eliminado do concurso.
O termo de referência não detalha as demais etapas do concurso, uma vez que esse documento é usado durante a escolha da banca organizadora. Apenas as provas objetivas e discursivas serão de responsabilidade da instituição a ser contratada.
A corporação afirma que todos os esforços estão direcionados para a publicação do edital ainda em 2022 para que o concurso possa ser realizado no início do próximo ano.