"Ratificamos que toda e qualquer informação deste concurso deve ser confirmada somente no nosso site www.ibade.org.br, não nos responsabilizamos por divulgações em site de terceiros ou prints de imagens com texto(s) adulterado(s)", disse a banca na última terça-feira, 29.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro já enviou uma notificação à banca sobre as denúncias e deu um prazo de 24 horas para manifestação.
Após o retorno do Ibade, será feita uma análise, por parte da corporação, para definir quais medidas serão adotadas.
A informação foi confirmada pela PMERJ, em nota enviada è reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos.
Especialista comenda se as denúncias são reais ou fakes
O especialista Alexandre Prado comentou acerca das denúncias e supostas irregularidades no dia da prova do concurso da PMERJ. Ele disse como os candidatos deveriam ter procedido:
"Qualquer intercorrência que aconteça em uma sala de aula você tem que comunicar o coordenador da unidade e fazer constar em ATA essa intercorrência", disse o especialista.
Prado, por sua vez, entende que nem sempre passa pela cabeça do candidato a melhor forma de agir por conta da pressão, medo da desistência, represálias e outros fatores.
No entanto, não dá para cravar que todas as imagens que circulam na internet são, de fato, provas reais.
"O simples fato de cicular fotos e vídeos na internet não quer dizer que essas fotos são materiais reais, elas podem ter sido fabricadas. Você consegue fazer alteração de conversa, criar grupos e manipular imagens", disse Prado.
Segundo o especialista, os autores que publicaram essas imagens precisam fornecer essas provas reais.
O que o candidato deve fazer neste momento?
A dica do especialista é que o candidato que tenha se sentido prejudicado, se utilize dos meios de controle da Administração.
O principal deles é a própria Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), que já se manifestou e aguarda a apuração dos fatos para tomar uma decisão final. Além disso, há os órgãos de controle externo.
Um deles é o fiscal de lei do Ministério Público, que pode atuar fazendo o acompanhamento e apuração. Além do Poder Legislativo, na atividade de fiscalização como órgão de controle.
Prado comenta que o envolvimento desses órgão é cabível por se tratar de procedimento de contratação pública.
Ele comenta, ainda, que há grupos sendo formados e petições eletrônicas. Isso pode ajudar e fomentar as ações que serão tomadas por candidatos. A partir daí, os órgãos da Administração Publica tomarão uma decisão.
Assista aqui o programa do Especialista sobre a fraude no concurso PMERJ!
Governador do RJ se manifesta e fala em nova prova
Quem também já se manifestou acerca do ocorrido no último domingo, 27, foi o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Ele emitiu um comunicado oficial e lamentou todas as denúncias que estão sendo feitas.
Castro não descartou a possibilidade de uma nova prova. Segundo ele, se forem comprovadas fraudes, será tomada uma "atitude enérgica", mas que não prejudique quem fez o concurso de maneira correta.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Polícia Militar do Rio de Janeiro apura denúncias de fraudes na prova do concurso e aguarda investigações
(Foto: Agência Brasil)
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!
Gabaritos das provas PMERJ foram divulgados
Cumprindo normalmente o cronograma do concurso, a banca publicou, na última terça, 29, os gabaritos provisórios com as respostas das provas.
Os recursos serão aceitos nos dias 30 e 31 deste mês.
As respostas, o gabarito final e o resultado preliminar da prova estão previstos para 3 de outubro.
Veja o que aconteceu nas provas da PMERJ
As provas do concurso PMERJ foram marcadas por denúncias de candidatos. Eles relataram atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais. Além disso, uma operação da corporação prendeu 20 criminosos.
No domingo, 27, Folha Dirigida por Qconcursos esteve no campus de Nova Iguaçu da Estácio de Sá, realizando a cobertura dos exames.
Por lá, os portões fecharam com quase 30 minutos de atraso. As provas começaram somente às 11h, com duas horas de atraso, e não haviam fiscais suficientes.
Em grupos de mensagens, candidatos trocaram detalhes da prova e passaram respostas. Veja todos os detalhes aqui!
Como foram as provas da PMERJ?
Nesta primeira etapa, foram cobradas 50 questões, com a seguinte distribuição:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Matemática Básica (dez);
- Noções de Direitos Humanos (dez);
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
- Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).
Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro visa preencher neste concurso 2 mil vagas para soldados. Desse quantitativo, 200 são para sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!