Veja a seguir:
(Reprodução SEI)
O Idecan, portanto, larga como favorito nesta disputa e, por enquanto, é a única banca na disputa pela organização do concurso PMERJ para soldado - que terá provas reaplicadas após terem sido anuladas por irregularidades.
Ainda nesta semana será possível que outros nomes sejam confirmados. Mas, caso a proposta do Idecan seja declarada favorável e vencedora, o contrato será assinado.
A PMERJ ainda não revelou prazos para finalizar essa contratação. No termo de referência, a corporação pede urgência e celeridade nos processos.
Por isso, é possível que a escolha da nova banca não demore e a contratação ocorra de forma ágil.
Concurso PMERJ não deve reabrir inscrições
Embora esteja escolhendo uma nova banca organizadora, a PMERJ não trabalha com a possibilidade de reabrir as inscrições.
A corporação entende que isso atrasaria ainda mais a conclusão do concurso e conta com a chegada dos novos policiais para repor o efetivo.
Além disso, no termo de referência atual, que está sendo usado para escolher a banca, a PMERJ informa que utilizará o banco de dados que será fornecido pela antiga banca. Portanto, todos que se inscreveram poderão participar da nova prova, sem prejuízos.
No entanto, a corporação revelou que o Ibade (banca anterior) ainda não forneceu este banco de dados.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro também não informou, ainda, se será aberto um prazo para devolução da taxa para aqueles que desejarem não realizar a prova na nova data.
A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!
Concurso PMERJ para soldado começa a receber cotação de preço das bancas organizadoras
(Foto: PGE RJ)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Sudeste.
Estrutura de provas mantida
A boa notícia para os candidatos é que, embora precise ser reaplicada, a prova terá a mesma estrutura. O termo de referência confirma que a PMERJ não alterou nenhuma disciplina, critérios de aprovação ou etapas complementares.
A prova objetiva terá 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta. A avaliação terá uma escala de zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá valor de dois pontos.
As disciplinas da prova objetiva serão:
- Língua Portuguesa;
- Matemática Básica;
- Noções de Direitos Humanos;
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
- Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.
A segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
A redação será aplicada em uma data posterior e avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.
Além dessas duas fases, a PMERJ aplicará outras sete etapas, sendo elas:
- preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso;
- exame antropométrico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exame psicológico;
- exames médicos;
- exame social e toxicológico; e
- avaliação documental.
Requisitos e salários
O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro tem os seguintes requisitos:
- nível médio completo;
- idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Depois da formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!