Inclusive, são esses os motivos que a PMERJ expõe no projeto básico. Segundo o documento, a nova banca ficará responsável pela aplicação das novas provas escritas (objetiva e discursiva), visando ao ingresso no Curso de Formação de Soldado (CFS).
Portanto, não há previsão de reabertura das inscrições, como antecipado pela PMERJ à Folha Dirigida por Qconcursos.
A nova prova será aplicada somente para os 119.541 candidatos que já estão inscritos. O termo de referência também não faz referência à devolução da taxa de inscrição.
PMERJ convoca bancas e dá prazo; veja
A Diretoria de Licitações e Projetos já solicitou que as bancas interessadas apresentem as suas propostas de preço. A abertura das cotações está prevista para acontecer em cinco dias úteis, ou seja, até a próxima quinta-feira, 23.
A corporação pediu urgência e celeridade no processo licitatório e, portanto, não deve demorar para homologar a contratatação.
"Desta forma, nota-se a premente necessidade de celeridade no prosseguimento do certame, sob risco de responsabilidade subsidiária do Estado por danos materiais causados aos candidatos já inscritos, em face do cancelamento da prova outrora realizada, aliada a urgência em complementar o quadro de Soldado Combatente (QPMP-0) a fim de atender as demandas da Sociedade Fluminense", diz a PMERJ no documento.
A corporação também cita que, no seu quadro, há somente 3.988 soldados combatentes — o que não chega perto do que prevê a lei, podendo a PMERJ preencher 37.550 postos da carreira.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai preencher 2 mil vagas para o cargo de soldado.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se manifestou a respeito da retomada do concurso e início da escolha da nova banca organizadora. Na tarde desta sexta, 17, ele comemorou os avanços e disse:
"A retomada desse concurso é a garantia de que poderemos voltar ao ritmo planejado de recomposição da corporação."
Requisitos e salários
O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro tem os seguintes requisitos:
- nível médio completo;
- idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Depois da formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.
A MAIOR novidade do mundo dos concursos! Prepare-se para a Black Friday da Folha Dirigida por Qconcursos. Dia 24/11, às 9h. Cadastre-se gratuitamente e concorra a ofertas, prêmios e muito mais. Clique aqui!
PMERJ dá início ao processo de escolha da nova banca do concurso para soldados
(Foto: PGE RJ)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Sudeste.
Concurso PMERJ terá nove etapas
De acordo com o termo de referência, o concurso PMERJ para soldados terá nove etapas. Veja a seguir quais são elas!
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do Exame Social e verificação dos requisitos para inscrição o concurso público;
- Exame antropométrico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Exame psicológico;
- Exames médicos;
- Exame social e toxicológico; e
- Avaliação documental.
As duas primeiras etapas serão de caráter eliminatório e classificatório, enquanto as demais de caráter eliminatório.
A banca organizadora contratada ficará responsável pelas duas primeiras etapas. Já as demais ficarão a cargo dos órgãos internos competentes da própria Secretaria de Estado de Polícia Militar.
A PMERJ informa que a reaplicação da prova objetiva será feita a partir das inscrições já realizadas e homologadas, utilizando o banco de dados a ser recuperado com Ibade.
No entanto, não está descartado o recadastramento dos candidatos, caso a banca anterior não disponibilize o banco de dados.
Estrutura das provas escritas
De acordo com a PMERJ, as provas serão aplicadas com duração total de quatro horas e terão estrutura similar ao que prevê o edital já publicado.
Na prova objetiva, serão 50 questões, com quatro alternativas e apenas uma correta. A avaliação terá uma escala de zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá valor de dois pontos.
As disciplinas da prova objetiva serão: Língua Portuguesa; Matemática Básica; Noções de Direitos Humanos; Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e Noções de Direito Penal e Processual Penal.
(Reprodução: projeto básico)
Portanto, será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.
Já a segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
A redação será avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.
Concurso PMERJ terá provas em dias distintos
Uma novidade que o termo de referência traz é a aplicação das provas objetiva e discursiva em dias distintos, diferentemente do que aconteceu no primeiro exame, que foi anulado.
Portanto, o candidato primeiro realizará a prova objetiva em uma data e, posteriormente, realizará a redação em outro dia.
A PMERJ estima convocar até 6 mil candidatos para as próximas etapas, de acordo com a quantidade de provas discursivas corrigidas e de candidatos habilitados por concorrência.
Veja a seguir:
(Reprodução: projeto básico)
Entenda a anulação das provas do concurso PMERJ
O concurso PMERJ, para soldados, teve suas provas aplicadas em agosto, mas as mesmas foram anuladas em seguida. Inclusive, o contrato com a banca já foi rescindo.
A anulação das provas do concurso PMERJ ocorreu após diversas denúncias de candidatos. Eles relataram, por exemplo, atraso na abertura e fechamento dos portões, uso de celulares, fiscais despreparados e mais.
O próprio governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, comunicou a anulação. Ele chegou a prometer, inclusive, uma nova prova ainda este ano. No entanto, ainda não há uma data prevista.
Após o contrato com o Ibade ter sido desfeito, a PMERJ se prepara para escolher uma nova banca, antes de anunciar a data de reaplicação das provas.
Até o momento, a nova organizadora não foi anunciada pela corporação.
Até a última quinta-feira, 16, a corporação vivia outro dilema, pois o STF suspendeu o concurso da PMERJ, por conta da restrição de vagas para mulheres.
Porém, após conciliação na última quinta, 16, o ministro Cristiano Zanin autorizou a retomada, sem restrição de gênero.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!