Nessa etapa, os candidatos tiveram que produzir uma redação com o tema "Vantagens e Desvantagens do uso de Câmeras de Segurança nos Coletes".
A prova discursiva teve o valor total de 100 pontos, sendo aprovados aqueles que obtiveram nota igual ou superior 50.
Para atribuir nota às redações dos candidatos do concurso PMERJ, a FGV considerou os aspectos formal, textual e técnico.
PMERJ convoca para a 3ª etapa do concurso
Além do resultado final da prova discursiva, a PMERJ também publicou a convocação dos candidatos aprovados para o preencimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC) e verificação dos requisitos para inscrição.
Os processo acima correspondem à terceira etapa da seleção de soldados.
Para esta etapa, os candidatos deverão realizar o download dos anexos disponibilizados no arquivo indicado no portal da Polícia Militar do Rio de Janeiro, preencher os dados e entregar a documentação na data indicada pela própria corporação.
Além da 3ª etapa, os candidatos do concurso PMERJ também serão avaliados por meio das seguintes fases:
- exame antropométrico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exame psicológico;
- exames médicos;
- exame social e toxicológico; e
- avaliação documental.
Concurso PMERJ tem vagas ampliadas
O concurso para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, aberto em 2023 com 2 mil vagas imediatas, terá seu número de oportunidades ampliado para 4 mil.
O governador do estado, Cláudio Castro, anunciou a expansão das vagas por meio de suas redes sociais oficiais.
Segundo o governo, a ampliação foi decidida em razão das vacâncias no setor, causadas pela aposentadoria, falecimentos ou desistências de agentes.
Assim, o aumento no número de vagas não infringe as regras do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), já que as convocações visam preencher postos que estão desocupados.
"Ao invés de ser 2 mil vagas no concurso da Polícia Militar, vão ser 4 mil novos policiais já começando o chamamento no ano que vem", disse o governador Cláudio Castro.
Além de anunciar o aumento da vagas, Cláudio Castro ainda reforçou a intenção de realizar novos concursos PMERJ a cada dois anos.
O cargo de soldado da PMERJ tem como requisitos:
- nível médio completo;
- idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Depois da formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.
Aproveite a melhor assinatura pelo melhor preço e garanta sua estabilidade na carreira pública. Acesse aqui e confira!
PMERJ divulga o resultado final da prova discursiva
(Foto: Agência Brasil)
Em entrevista ao Canal Extra, o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, anunciou que a formação dos novos soldados está prevista para 2025.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro vai ganhar três novos batalhões no próximo ano, e a expectativa é de que os aprovados no concurso da PMERJ sejam destinados a essas unidades.
Os novos batalhões serão instalados em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte; e em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.