Concurso PMERJ soldados: sai convocação para provas discursivas
Convocação para as provas discursivas do concurso PMERJ para soldados, marcadas para 7 de julho, é publicada. Confira!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:04/06/2024 às 10:38
Atualizado em:04/06/2024 às 11:03
A convocação para as provas discursivas do concurso PMERJ para soldados foi publicada na segunda-feira, 3. Ao todo, 11.624 candidatos foram convocados para a etapa.
Todos aqueles que obtiveram, pelo menos, 60% dos pontos na prova objetiva e que não zeraram em qualquer disciplina estão convocados para as discursivas.
As provas serão realizadas no dia 7 de julho, das 13h às 16h. Os locais de aplicação serão disponibilizados para consulta no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora, a partir das 12h do dia 1º de julho.
Os convocados deverão comparecer ao local designado com uma hora e 30 minutos de antecedência. Será necessário levar:
caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente;
documento de identidade original; e
comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Os portões serão fechados às 12h30. As provas discursivas do concurso para soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro consistirão em uma redação.
PMERJ convoca candidatos para provas discursivas
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Quem for aprovado na discursiva ainda passará por outras sete etapas do concurso, sendo elas:
preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso;
exame antropométrico;
Teste de Aptidão Física (TAF);
exame psicológico;
exames médicos;
exame social e toxicológico; e
avaliação documental.
Quer continuar o estudo para concursos? Então confira um guia completo dos editais previstos para 2024. BAIXE O MATERIAL AQUI!
Concurso PMERJ teve 48% de faltosos na objetiva
As provas objetivas, primeira etapa do concurso PMERJ, foram realizadas no dia 7 de abril. Foram registrados 48% de faltosos.
Dos 117.638 inscritos para o cargo de soldado:
60.748 estiveram presentes na prova; e
56.890 não compareceram aos locais de realização da etapa.
Os dados foram confirmados pela Fundação Getulio Vargas com a Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Durante as provas do concurso, nove candidatos foram presos. Eles tinham mandados de prisão em aberto por diferentes crimes e já estavam sendo monitorados pela pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Outra situação ocorreu no CIEP 097 Carlos Chagas, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Uma troca de tiros aconteceu na comunidade ao lado externo do local de prova.
Em razão disso, a aplicação foi paralisada por alguns minutos. Nesse momento, alguns candidatos abriram os envelopes que lacravam os celulares e realizaram filmagens.
idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).
Após a formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.
No vídeo abaixo, tire suas dúvidas sobre concursos policiais: