Concurso PMERJ CFO: 56 cadetes se formam nesta quarta, 1º
Na próxima quarta-feira, 1º, ocorre a formatua de 56 novos cadetes aprovados no concurso PMERJ para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
Autor:
Publicado em:30/11/2021 às 20:43
Atualizado em:30/11/2021 às 20:43
Na próxima quarta-feira, 1º de novembro, a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) realiza a cerimônia de formatura da 2ª turma de aprovados no concurso PMERJ para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com diploma de bacharel em Direito.
A cerimônia será realizada na Academia de Polícia Militar D. João VI, na Zona Oeste do Rio, a partir das 19h, e contará com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, entre outras autoridades.
Ao todo, 56 cadetes estarão se formando, sendo 14 mulheres e 42 homens. Os militares vão ingressar em batalhões operacionais.
Em dois anos de curso, os formandos cumpriram 2.598 horas de aulas, que somados aos estágio e palestras totalizam mais de 3 mil horas de aulas.
Composto por 61 disciplinas, o CFO da PMERJ inclui desde Educação Física a Direito Processual Penal Militar.
Segundo a corporação, o conteúdo visa aprofundar o conhecimento teórico dos oficiais, incluindo Sociologia do Crime e da Violência, Direitos Humanos e Liderança.
Ao longo do CFO, os aprovados nos concursos ainda recebem treinamentos práticos ligados à rotina das unidades operacionais da corporação, que incluem aulas de tiro de defesa, uso diferenciado da força, técnicas de controle de distúrbios civis, instruções práticas em ações táticas e abordagem operacional, entre outras.
Com a formatura desta segunda turma, a Polícia Militar também se prepara para receber novos alunos, que serão aprovados e convocados no concurso PMERJ 2021, que está em andamento.
Concurso PMERJ oferece 32 vagas
Ao todo, o concurso atual oferece 32 vagas para oficiais. Para concorrer, era preciso ter bacharel em Direito e entre 18 e 30 anosde idade.
Além disso, a altura mínima de 1,65m (sexo masculino) ou de 1,60m (sexo feminino), até a data limite para a inscrição (27 de julho), foi exigida.
Os aprovados ingressarão no curso de formação como aluno-oficial, tendo ganhos de R$3.146,42. Após essa etapa e a realização do estágio, os habilitados irão integrar o quadro de oficiais da PMERJ, como segundo tenente, com ganhos de R$7.051,94.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
No momento, os candidatos do concurso PMERJ 2021 aguardam as demais etapas de seleção, como:
exame antropométrico e Teste de Aptidão Física (TAF);
exame psicológico;
exame de saúde; e
exame social e documental.
A primeira etapa ocorreu em setembro, na cidade do Rio de Janeiro, com a aplicação da prova objetiva.
Na ocasião, foram cobradas 70 questões, sendo elas de Direito Administrativo (14), Direito Constitucional (14), Direito Penal (14), Direito Processual Penal (14), Direito Penal Militar (sete) e Direitos Humanos (sete).
Para ser aprovado era preciso obter nota igual ou superior a 50% dos pontos, além de não zerar nenhuma das disciplinas.
Já a prova discursiva teve três questões, sendo elas de Direito Administrativo, Constitucional e Penal/Processual Penal. Somente serão corrigidos os exames dos aprovados, na objetiva, até o limite de seis vezes o número de vagas.
De acordo com o edital, será aprovado na discursiva quem obtiver, no mínimo, 40% de acertos em cada questão. Os habilitados e classificados serão convocados para o TAF.
O exame contará com teste de flexão abdominal, teste de flexão em barra fixa (candidatos do sexo masculino) e teste de isometria na barra fixa (sexo feminino) e corrida de 2.400m.