Concurso PMERJ Saúde: preparativos devem acelerar em fevereiro
O preparativos do concurso PMERJ Saúde devem ganhar fôlego no início de fevereiro, de acordo com informações da assessoria do órgão.
Autor:
Publicado em:30/01/2020 às 07:25
Atualizado em:30/01/2020 às 07:25
A Polícia Militar do Rio de Janeiro segue realizando procedimentos internos para a realização do concurso PMERJ Saúde. Até o fim da última semana, a expectativa era de que o edital fosse publicado até o fim deste mês.
No entanto, de acordo com novas informações encaminhadas pela assessoria de imprensa do órgão à FOLHA DIRIGIDA, a PM deve divulgar novidades sobre o concurso no início de fevereiro. A banca organizadora da seleção ainda não foi definida, devendo ser publicada logo no início do próximo mês.
Contudo, ainda não há definição se a banca será escolhida por meio de Dispensa de Licitação, o que agilizaria a contratação, ou se será feito um processo licitatório. Após a formalização do contrato com a banca, deverão ser discutidos os últimos detalhes do edital para que o documento possa ser publicado.
O concurso oferecerá 67 vagas, sendo 42 para o cargo de oficial médico (nível superior), no qual os candidatos entrarão como primeiro-tenente, e 25 para cabo especialista, na área de técnico de enfermagem (nível médio).
Até o momento, a única especialidade médica confirmada para essa seleção é a de psiquiatra. As remunerações oferecidas no concurso são de R$6.014,19, para técnicos em Enfermagem e R$3.246,42, para oficial médico.
O aval para a realização do concurso PMERJ Saúde foi publicado em dezembro de 2019. Segundo a PM, o objetivo com a contratação desses profissionais da saúde é oferecer um melhor atendimento preventivo aos policiais militares.
Ainda de acordo com informações do órgão, as oportunidades serão para preenchimento de vagas já existentes na corporação. Sendo assim, não haverá descumprimento às determinações do Regime de Recuperação Fiscal, vigente no estado até setembro de 2020.
Último concurso, realizado em 2010, ofertou vagas de nível superior
A expectativa pelo concurso PMERJ Saúde 2020 é alta não só pela necessidade desses profissionais atuando no atendimento aos policiais militares, mas pelo tempo de realização da última seleção. O último edital foi publicado em 2010 e ofereceu apenas vagas de nível superior.
Na ocasião foram contempladas as funções de médico (diversas especialidades), enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Para concorrer, era exigida a graduação na área de interesse, idade de 18 e 30 anos.
O concurso poderia ser concorrido por candidatos de ambos os sexos. Havia exigência de altura mínima de 1,65m (para candidatos de sexo masculino) e 1,60m (sexo feminino).
Os concorrentes foram avaliados pelas etapas de: prova escrita, exame antropométrico, teste físico, exame médico, investigação social e documental, avaliação psicológica e análise de títulos.
A prova objetiva foi composta por 50 questões de múltipla escolha. Os itens abordaram conteúdos de Conhecimentos Específicos. Já a prova discursiva consistia em uma Redação.
Para ser aprovado, era preciso alcançar, no mínimo, 50% de acertos nas avaliações. Foram corrigidas as provas discursivas, apenas, dos aprovados na avaliação objetiva.