Com um processo seletivo cada vez mais exigente e provas concorridas, sair na frente começa por conhecer as matérias cobradas e o peso de cada uma delas pode ser um diferencial.
Veja todas as disciplinas do concurso PMERJ, como elas são cobradas e por que esse conhecimento pode ser decisivo na sua aprovação.
Estude para quantos concursos quiser com uma assinatura!
Quais disciplinas caem no concurso PMERJ para soldado?
Na última edição do concurso para soldado da PMERJ, a prova objetiva foi composta por questões de múltipla escolha, com foco em conhecimentos básicos e específicos.
As disciplinas cobradas foram:
- Língua Portuguesa
- Matemática Básica
- Noções de Direitos Humanos
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ
- Noções de Direito Penal e Processo Penal
Essas disciplinas visam avaliar o nível de formação geral do candidato e o conhecimento essencial sobre normas jurídicas e procedimentos relacionados à atuação policial no estado.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Qual a importância de conhecer as disciplinas do concurso PMERJ?
Saber com antecedência quais são as disciplinas do concurso da PMERJ permite ao candidato:
- Montar um plano de estudos mais eficiente
- Evitar surpresas no dia da prova
- Priorizar conteúdos com maior peso ou maior dificuldade
- Ganhar tempo ao direcionar os esforços para o que realmente importa
Além disso, quem estuda com base em provas anteriores tem mais chances de se familiarizar com o estilo da banca e aumentar a pontuação final.
PMERJ confirma ingresso de 8 mil soldados
A Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou o ingresso de 8 mil soldados a partir deste ano. O quantitativo será distribuído entre os aprovados do último concurso PMERJ e do próximo edital.
No início de abril, o governador Cláudio Castro chegou a falar sobre esse número de policiais em visita ao evento LAAD Defesa & Segurança.
"Já chamamos 4 mil policiais militares, ainda vão entrar mais 4 mil policiais militares", disse.
A fala do governador, no entanto, não deixava claro se todos os 8 mil soldados seriam provenientes do último concurso PMERJ, aberto em 2023, por meio da chamada de excedentes.
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida questionou a PMERJ sobre o assunto. A corporação esclareceu que 4 mil serão convocados da seleção de 2023 e os demais 4 mil serão por meio de um novo concurso, previsto para 2026.
"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, ao longo deste ano de 2025 e de 2026, os 4 mil candidatos aprovados no último concurso para o Curso de Formação de Soldados estarão ingressando e sendo formados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Corporação. Ainda em 2026, será realizado um novo concurso para seleção de outros 4 mil candidatos, que, da mesma forma, ingressarão no CFAP".
Segundo a PMERJ, os preparativos do novo concurso estão em estágio inicial e as demais informações ainda serão definidas.
A autorização do novo concurso será divulgada no Diário Oficial do Estado. A partir dessa formalização, a Polícia Militar poderá seguir com os trâmites, como a escolha e contratação da banca organizadora.
