Concurso PMERJ: convocados farão teste para Covid-19 antes do curso
A nova turma no curso de formação de soldados da PMERJ será iniciada após a realização de testes para Coronavírus (Covid-19)
Autor:
Publicado em:17/08/2020 às 07:02
Atualizado em:17/08/2020 às 07:02
A Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro convocou mais 400 aprovados no concurso PMERJ, realizado em 2014, para ingresso no curso de formação de soldados. Porém, para o início das aulas, os convocados terão que passar por teste para Covid-19.
De acordo com portaria publicada nesta segunda-feira, 17, a orientação é que todos os 400 candidatos passem pela testagem de anticorpos para o Coronavírus. Quem apresentar resultado positivo terá sua incorporação adiada por, pelo menos, 14 dias.
Esse é o prazo determinado pelos protocolos de orientação para afastamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS). A testagem, porém, não será obrigatória.
O candidato que se recusar a realizar o exame laboratorial também terá sua matrícula no Curso de Formação de Soldados adiada. Caberá à Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal tomar as medidas administrativas necessárias ao cumprimento das providências.
A medida foi tomada pela corporação em função do Decreto Estadual nº 46.966, de 11 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus.
Além da necessidade de adoção, pela Administração Pública, de medidas preventivas para conter a propagação do Coronavírus, resguardando o direito à saúde, e consequentemente à vida e integridade física de toda a coletividade.
Pela pandemia e para evitar aglomerações, a apresentação dos 400 convocados ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) foi fracionada em quatro dias. Os novos convocados serão divididos em quatro grupos de 100 pessoas, que se apresentam em dois turnos – 50 concursados de manhã e 50 à tarde.
O primeiro grupo deve se apresentar já nesta segunda-feira, 17. O cronograma se estende até o dia 20 de agosto. Em função do Coronavírus, a corporação orienta que os candidatos se apresentem com álcool em gel para uso individual e com máscara de proteção na cor preta.
Concurso PMERJ 2014: 400 ainda aguardam convocação
A chamada de 400 aprovados no concurso PMERJ 2014 foi autorizada pelo governador Wilson Witzel no dia 6 de agosto. Tais candidatos ingressarão no curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com o objetivo de reforçar o policiamento no Estado.
Ainda restam, porém, 400 remanescentes nesse concurso, que foram aprovados em 2014. Segundo o governo do Estado, a intenção é que todos sejam convocados para o curso de formação até o final do ano.
Por sua vez, o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueredo, estima que em até quatro meses possa chamar os demais 400 aprovados. Para isso, a corporação deve ter esse número de cargos vagos contabilizado.
Isso considerando as restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ao qual o Estado está submetido. Conforme as regras do RRF, os órgãos estaduais só podem realizar novas contratações para cargos que tenham vagado a partir de setembro de 2017, data da assinatura do Regime.
“Faremos novamente a contagem da vacância para chamar os outros 400. De três a quatro meses vamos conseguir finalizar os 800”, afirmou Figueredo, em julho, em entrevista à TV PMERJ, no Youtube.
No decorrer do curso de formação, os convocados recebem treinamentos teóricos e práticos sobre a carreira de soldado. O comandante do CFAP, coronel Marcelo Teixeira, revelou detalhes sobre o curso. Confira no material exclusivo da FOLHA DIRIGIDA.
O número de aprovados no concurso PMERJ 2014 poderá ser ainda maior. A comissão de candidatos do concurso (COC PMERJ) exige a anulação de três questões da avaliação objetiva de História. Os concorrentes alegam que houve irregularidade e discrepância com o conteúdo programático exigido, na época.
Se as questões forem anuladas, pelo menos mil concorrentes atingiriam a pontuação para avançar as próximas etapas. Na terça-feira, 18, a comissão fará uma caminhada até o Palácio Guanabara para cobrar a anulação das questões de História.
FOLHA DIRIGIDA questionou a Polícia Militar do Rio de Janeiro sobre a anulação das questões de História no concurso PMERJ 2014. A corporação não respondeu até a última atualização deste conteúdo.
Novo concurso PMERJ depende da chamada de remanescentes
O governador Wilson Witzel afirmou que um novo concurso PMERJ para soldados só será realizado com a convocação dos 800 remanescentes da seleção de 2014.
“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.
A carreira de soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro exige o ensino médio completo, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro considerou inconstitucional a Lei Estadual nº 8.658/2019, que aumenta a idade máxima para as carreiras militares do Rio de Janeiro para 35 anos. A liminar foi publicada no dia 11 de agosto, de forma que aidade máxima para ingresso nas corporações volta a 30 anos.
No decorrer do curso de formação, os salários são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa para R$3.452,55.
Resumo concurso PMERJ
Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
Banca: a definir
Cargos: soldado
Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 30 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior