Concurso Policia Cientifica PE já tem banca organizadora definida
Com edital previsto para este ano, o concurso Polícia Científica PE definiu a banca organizadora e deve revelar o nome a qualquer momento.
Autor:
Publicado em:28/11/2022 às 11:44
Atualizado em:28/11/2022 às 11:44
A Segurança Pública de Pernambuco vai receber reforços em várias corporações. A boa notícia é que o concurso Polícia Científica PE está com preparativos avançados e já definiu a banca organizadora.
A informação foi confirmada pela deputada estadual Gleide Ângelo, por meio das redes sociais, após conversa com membros do Executivo.
O nome da instituição, no entanto, ainda não foi revelado e deve ser anunciado oficialmente em breve nos canais do governo e Diário Oficial. A parlamentar ainda garantiu que o edital será publicado ainda em 2022.
"Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foi REAFIRMADO que o edital desses concursos sairá ainda este ano (2022)", disse a deputada em suas redes sociais.
Assim que o nome da banca for revelado, o próximo passo será assinar o contrato com a instituição. Em seguida, o edital ficará iminente para ser publicado a qualquer momento.
Edital está previsto para este ano
De acordo com a parlamentar, todos os editais da Segurança de Pernambuco estão previstos para este ano, tais como o da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
A definição da banca deve agilizar este processo. O novo concurso Polícia Científica PE é aguardado desde 2017, mas sempre tem entraves que atrasam a sua realização.
Concurso Polícia Científica PE tem aval para 164 vagas
Além de ter banca definida, o novo concurso da Polícia Científica PE já está autorizado. O aval foi confirmado pelo governo com uma oferta de 164 vagas. A autorização foi confirmada pelo governador Paulo Câmara, após reunião do Pacto pela Vida.
Além da Polícia Científica, todas as outras corporações da Segurança Pública também foram contempladas. No total, são 4.741 vagas, que abrangem ainda a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
No caso da Polícia Cientifica, as 164 vagas são para:
50 vagas para peritos criminais;
50 vagas para médicos legistas;
60 vagas para agentes de Medicina Legal;
4 vagas para agentes de perícia criminal.
Os salários, cronograma, requisitos e mais informações ainda não foram confirmados e devem ser anunciados em breve. O próximo passo é finalizar o processo de escolha da banca e prosseguir com os preparativos.
"Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, informa que a realização de novos concursos possibilitará o fortalecimento do policiamento ostensivo, das investigações, da ciência e da tecnologia a serviço da segurança e, também, das ações de prevenção e combate a incêndios, salvamentos e defesa civil.
“Esse anúncio reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública, com investimentos significativos, incremento de recursos humanos, aquisição de equipamentos e ampliação das estruturas. São essas ações, além da gestão e monitoramento constante dos indicadores, no âmbito do Pacto pela Vida, que trazem resultados históricos”, ratifica Freire.