Após PLOA 2021, concurso PC BA é o mais aguardado entre os editais

Seguidores da Folha Dirigida votaram em enquete entre Polícia Civil, Polícia Penal, Sefaz e Embasa. Veja detalhes e o resultado.

Autor:
Publicado em:21/10/2020 às 10:06
Atualizado em:21/10/2020 às 10:06

Na última semana, foi divulgada a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2021), com previsão de diversos concursos públicos e ofertas de vagas em vários órgãos. Nas possíveis ofertas, o edital do concurso Polícia Civil BA é o mais aguardado entre os candidatos.

Em enquete realizada no Instagram da Folha Dirigida, os seguidores puderam votar e escolher qual edital gostariam que saísse primeiro. Entre as quatro opções disponíveis, a Polícia Civil foi a mais votada com aproximadamente 58% dos votos.

A corporação venceu uma disputa que contou com outros órgãos importantes e fortes candidatos a editais em 2021, veja:

(Reprodução Instagram)

E a área da Segurança está mesmo em alta. Isso porque logo atrás da Polícia Civil vem a Polícia Penal. A enquete da Folha Dirigida não tem nenhum compromisso com a ordem de publicação dos editais, mas indica uma possível grande concorrência para estes concursos.

Concurso Polícia Civil BA está previsto no PLOA 2021

O concurso da Polícia Civil do Estado da Bahia está previsto no PLOA 2021 após o documento indicar 1.109 vagas na Segurança Pública, de acordo com a aba 'concursos a realizar' no Orçamento de 2021.

Ainda não se sabe, no entanto, se todas (ou maior parte) as vagas previstas no Orçamento da Segurança serão destinadas a Polícia Civil. Mas, as chances disso acontecer é grande, tendo em vista que a PM BA teve edital recentemente.

O Orçamento também não garante a realização do concurso. Ele é apenas uma previsão e dá uma garantia maior de que o governo tem verbas destinadas a sua realização. 

 Concurso Polícia Penal BA: PLOA 2021 prevê edital com 170 vagas

A publicação do edital, no entanto, dependerá de uma série de fatores. Mas, a boa notícia é que a Polícia Civil tem a intenção de realizar este próximo concurso e já tinha preparativos em andamento.

Vale lembrar que a seleção já foi anunciada diversas vezes pelo governador Rui Costa, desde 2019, mas nunca saiu do papel desde então.

prepare-se

Concurso PC BA: último edital não supriu a demanda, segundo Rui

Em 2019, durante a realização do seu programa virtual "Papo Correria", pelas redes sociais, o governador Rui Costa informou que o edital deveria sair naquele ano e destacou que as duas seleções (PM e PC) seriam, sim, realizadas.

No entanto, o edital da PM ganhou uma prioridade e foi publicado dentro das previsões divulgadas. 

→ Concurso Sefaz BA: PLOA 2021 prevê edital com 20 vagas

Segundo o governador, o último concurso não foi suficiente para preencher todas as vagas de agente e delegado e que, por isso, já está sendo programado um novo edital.

"Na Polícia Civil, no ano passado, ao concluirmos o concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados e nem de agentes. Vamos fazer um novo concurso para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia, um pleito das nossas deputadas que é a ampliação do número de DEAMs em várias regiões do nosso estado."

 

Último concurso ofertou mil vagas

Publicado em 2018, o último edital da Polícia Civil BA contou com uma oferta de mil vagas, sendo 880 para o cargo de investigador, 82 para delegado e 38 para o cargo de escrivão.

A seleção foi marcada por polêmicas, pois os candidatos se sentiram prejudicados e se manifestaram após a correção das provas feita pela banca Vunesp, a organizadora.

O último edital do concurso PC BA contou com remunerações iniciais que variam de R$1.074 a R$4.374, de acordo com a função. Todos os candidatos tiveram um processo de seleção composto por diversas etapas, sendo elas:

 Provas objetivas e discursivas, de caráter classificatório e eliminatório;
 Exames biomédicos, eliminatória;
 Teste de aptidão física, eliminatório;
 Exame psicotécnico, eliminatório;
 Prova de títulos, classificatória;
 Investigação social e de conduta pessoal, eliminatória.

O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho, em entrevista à Folha Dirigida, destacou que um novo edital é de extrema necessidade.

"Aumentar e equilibrar o quadro de funcionários, uma vez que muitos policiais já estão em processo de aposentadoria ou foram contemplados com licença prêmio, além de preencher o número de vagas necessário para compor o efetivo imposto por lei", disse ele sobre a importância do concurso.

Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!

✔ Smart Planner
✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas