As oportunidades serão distribuídas entre as carreiras de analista e assistente de trânsito. Ainda não há informações sobre o quantitativo de vagas para cada cargo.
Com o anúncio do novo edital, os próximos passos serão a autorização formal da seleção em Diário Oficial, a definição da banca organizadora e, posteriormente, a abertura do concurso.
As oportunidades para o Departamento Estadual de Trânsito fazem parte de um pacote de vagas anunciado pelo Governo de Alagoas. Milhares de oportunidades serão ofertadas em diversos órgãos, incluindo as Polícias Militar e Civil de Alagoas. 
Edital do Detran AL é aguardado desde 2021
No início de 2021, em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida, o então secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, informou que um novo concurso para o Detran AL era avaliado pelo governo.
Após um estudo inicial, o governador do Estado poderia deliberar sobre a publicação do próximo edital.
Na ocasião, o Detran AL disse que a abertura do novo concurso para assistente de trânsito e analista de trânsito dependia do aval do governo.
“O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas (Detran AL) informa que, no que diz respeito à realização de concurso público para os cargos de assistente de trânsito e analista de trânsito, está aguardando análise governamental, que leva em conta os impactos financeiros nas contas públicas e a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Apesar dos estudos nos último anos, o Detran Alagoas segue sem um novo edital há mais de duas décadas.
Diante da carência de servidores efetivos, o Ministério Público do Estado, por meio da 17ª Promotoria de Justiça da Fazenda Estadual, chegou a recomendar a realização de concurso público no início do ano de 2023, mas o edital não foi publicado.
Estude com o menor preço do ano: assine o Qconcursos e acelere sua aprovação.

Concurso Detran AL é autorizado com 100 vagas
(Foto: Ascom/Detran AL)
Último concurso Detran AL foi realizado em 2001
O último edital para o Departamento Estadual de Trânsito ocorreu há 24 anos, em 2001.
Sob a organização da Fundepes, a seleção foi destinada ao provimento de 400 vagas para os cargos de:
Nível médio ou técnico
Nível superior
- analista de trânsito; e
- procurador autárquico.
Os inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, sendo esta última somente para o procurador autárquico.
Para o cargo de assistente de trânsito, a prova contou com 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Específicos, 20 de Legislação de Trânsito e dez de Matemática e Português.
Para os cargos de analista de trânsito e procurador, o concurso também contou com 50 questões, mas sendo 20 de Conhecimentos Específicos, 20 de Legislação de Trânsito e dez de Português.