Polícia Penal GO: banca é contratada para edital com 1.600 vagas
Com edital iminente, a Polícia Penal de Goiás assinou o contrato com a banca para o novo concurso com 1.600 vagas. Veja os detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:20/05/2024 às 10:21
Atualizado em:21/05/2024 às 10:16
A banca que ficará responsável pelo concurso Polícia Penal GO foi oficialmente contratada. Com isso, o edital com 1.600 vagas pode ser publicado a qualquer momento.
O nome da banca havia sido anunciado no início de maio, por meio da dispensa publicada. O IBFC ficará responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das provas.
De acordo com o termo de contratação (veja abaixo), a vínculo entre o IBFC e o Estado de Goiás será de 24 meses, ou seja, dois anos.
O concurso será destinado ao preenchumento de 1.600 vagas, na carreira de policial penal, cuja exigência será o nível superior completo.
Conforme consta no Portal da Transparência do Governo de Goiás, a remuneração inicial de um policial penal é de R$5.707,72. Ao final da carreira (na classe especial), o valor poderá chegar a R$14.031,11.
Comece agora a estudar para o concurso da PP GO com o Qconcursos.Acesse!
Saiba todos os detalhes do concurso da Polícia Penal GO, que vem aí!
Concurso Polícia Penal GO deve ter edital este mês
A partir do termo de referência, ao qual Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso, é possível ter acesso a algumas informações do próximo concurso Polícia Penal GO, como a estrutura de provas e prazos.
A previsão é de que o edital seja divulgado neste mês de maio, com resultado final previsto para março de 2025.
A expectativa é de que a seleção registre, ao todo, 80 mil inscrições homologadas.
Quanto às etapas, a previsão é que os candidatos do concurso Polícia Penal de Goiás sejam avaliados em até cinco fases, sendo elas:
provas objetivas e discursivas;
avaliação médica;
Teste de Aptidão Física (TAF);
avaliação psicológica; e
avaliação de vida pregressa.
Embora traga as etapas previstas, o termo de referência não detalha as disciplinas que serão exigidas nas provas.
Perfil da banca IBFC para o concurso Polícia Penal GO
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi contratado como a banca organizadora do concurso Polícia Penal GO.
Para se preparar de maneira eficaz para as provas, o professor de Direito Penal, Leone Maltz, compartilha algumas características principais da banca IBFC:
Características da Banca IBFC:
1) Cobrança da literalidade do texto legal: em concursos com incidência nas disciplinas de Direito (Penal, Processo Penal, Leis, Administrativo e Constitucional), o IBFC tende a focar na literalidade do texto legal.
2) Direito Penal:
O IBFC costuma aponta o tipo de crime e em seguida apresenta a descrição do tipo legal, pedindo que o candidato identifique a alternativa correta.
Em algumas questões, o texto legal é incluído no enunciado e o candidato deve marcar a alternativa que corresponde ao texto legal correto.
3) Processo Penal:
A banca também é bastante literal em Processo Penal, focando em prazos de inquérito, tipos de prisões e outros detalhes específicos.
Leone Maltz ainda apresenta estratégias de estudo para questões da IBFC. São elas:
Leitura atenta do texto de lei: como a banca valoriza a literalidade da lei, é essencial ler e reler os textos legais, prestando atenção especial aos artigos frequentemente cobrados;
Resolução de questões anteriores: praticar com questões de concursos anteriores da IBFC ajuda a pegar o "feeling" da banca, que tem preferência pelo texto de lei.
O que foi cobrado no último concurso Polícia Penal GO?
Já que o termo de referência traz as etapas, confirmando que haverá provas objetivas, que tal relembrar quais foram as disciplinas cobradas no último edital?
Realizado pelo Iades, o último concurso da Polícia Penal GO ocorreu em 2019, com oferta de 500 vagas.
Na prova objetiva, os candidatos foram avaliados por meio da seguinte estrutura:
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa;
Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica de Goiás;
Raciocínio Lógico; e
Ética no Serviço Público.
Conhecimentos Específicos
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984); e
Direitos Humanos.
Além das provas objetivas, os candidatos do edital de 2019 ainda foram avaliados por meio de exames discursivos, avaliação médica, avaliação da equipe multiprofissional, teste físico e psicológico, além da investigação social.
Quer alavancar os seus estudos para a Polícia Penal de Goiás? Veja como estudar fazendo questões: