Mais de 12 mil candidatos do concurso para Polícia Penal de Minas Gerais conseguiram a isenção da taxa de inscrição. O resultado final dos pedidos foi divulgado pelo Instituto Selecon, organizador da seleção.
Puderam solicitar a isenção da taxa: membros de família de baixa renda, inscritos no programa CadÚnico. Quem não conseguiu o benefício ainda tem chance de participar do concurso.
Para isso é necessário gerar o boleto, pelo site do Instituto Selecon, e pagar a taxa de R$49,16. As inscrições, de modo geral, podem ser feitas até o próximo domingo, 21 de novembro.
No ato da inscrição é preciso optar pelo local de realização das provas objetivas e de redação nos seguintes municípios: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras.
Além de Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
Segundo o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Jeferson Botelho Pereira, somente nos primeiros dias de inscrição, o concurso Polícia Penal MG registrou mais de 100 mil inscritos. O que demonstra que a seleção será concorrida!
Para sair na frente da concorrência é necessário estar bem preparado e ter uma boa base para os estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Estude para o concurso Polícia Penal MG com a Folha Cursos!
Concurso Polícia Penal MG tem oferta de 2.420 vagas
O edital do concurso foi publicado em agosto. Ao todo, a oferta é de 2.420 vagas para o cargo de policial penal (antigo agente penitenciário). Dessas, 1.944 oportunidades são para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino.
A carreira tem como requisitos: idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. Não há exigência de altura ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Após a aprovação no concurso, os policiais penais terão iniciais de R$4.631,25, para jornada de trabalho de 40 horas por semana.
O período poderá ser cumprido em escala de plantão, conforme a necessidade do trabalho. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência.
O concurso Polícia Penal MG será composto por seis fases: provas objetivas e de redação; avaliações de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social); curso de formação técnico-profissional.
Provas estão marcadas para o dia 16 de janeiro de 2022
Por sua vez, as provas objetivas e de redação do concurso Polícia Penal MG estão marcadas para o dia 16 de janeiro de 2022. Durante cinco horas, os participantes deverão responder a 60 questões, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Informática Base – 5 questões;
- Noções de Direito – 10 questões;
- Direitos Humanos – 10 questões;
- Legislação Especial – 20 questões;
- Raciocínio Lógico – 5 questões.
Ainda será preciso elaborar uma redação de 20 a 30 linhas. Os textos serão avaliados quanto a Ortografia/ Acentuação/ Propriedade Vocabular; Morfossintaxe; Pontuação/ Elementos de Coesão.
Assim como Desenvolvimento do Tema/ Tipologia Textual/ Coerência Textual; Seleção de Argumentos/ Construção da Argumentação.
Somente serão corrigidas as redações dos candidatos que obtiverem nota mínima de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva e mínimo de 40% em cada disciplina.
Além disso, terá a redação corrigida os classificados em até cinco vezes o número de vagas oferecidas, por gênero.
Por sua vez, a prova de condicionamento físico será realizada de 22 de junho a 8 de julho de 2022, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A etapa exigirá os exercícios a seguir:
- Teste de flexão em barra fixa (para o sexo masculino) e teste estático de barra fixa (para o sexo feminino);
- Teste de flexão abdominal;
- Teste de impulsão horizontal;
- Teste de flexão de braços no solo;
- Teste de corrida de 12 minutos.