Concurso Polícia Penal MG: quais matérias caem na prova?

O concurso Polícia Penal MG 2021 está com inscrições abertas para 2.400 vagas. Confira as matérias que caem na prova e participe!

Autor:
Publicado em:18/11/2021 às 17:01
Atualizado em:18/11/2021 às 17:01

O concurso Polícia Penal MG está com inscrições abertas (últimos dias) para 2.400 vagas de nível médio. As oportunidades são para o cargo de policial penal (o antigo agente penitenciário). 

Concurso Polícia Penal MG tem 100 mil inscritos em 4 dias

Se você está interessado nesta seleção deve intensificar os estudos, pois as provas estão marcadas! Ainda não sabe quais as matérias cobras no concurso Polícia Penal MG? Veja agora!

O edital publicado confirma que na prova objetiva serão cobradas 60 questões, com a seguinte distribuição:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Informática Base – 5 questões;
  • Noções de Direito – 10 questões;
  • Direitos Humanos – 10 questões;
  • Legislação Especial – 20 questões;
  • Raciocínio Lógico – 5 questões.

Veja o conteúdo programático de cada uma das disciplinas

Além das questões objetivas, o candidato deve fazer uma redação de 20 a 30 linhas. Serão avaliados quanto a Ortografia/ Acentuação/ Propriedade Vocabular; Morfossintaxe; Pontuação/ Elementos de Coesão.

E ainda Desenvolvimento do Tema/ Tipologia Textual/ Coerência Textual; Seleção de Argumentos/ Construção da Argumentação.

Estude com a Folha Cursos para o concurso PP MG

A Folha Dirigida, através da Folha Cursos, tem preparatório exclusivo e focado no concurso da Polícia Penal de Minas.

Nele, além das videoaulas, material de apoio em PDF e questões comentadas, você recebe um planejamento de estudos em PDF.

E também: Videoaulas de TAF com o professor e avaliador de TAF Hudson Kazuma e  Aulão de Direito gravado com os delegados Paulo Sumariva e Thaianne Moraes. E os bônus não param por aí, você também receberá dois módulos extras: Caminho para Posse e Técnicas de Estudos, para te ajudar a estudar com mais eficiência.

Vamos nessa? Quero ESTUDAR AGORA!

Quando será a prova do concurso Polícia Penal MG?

As provas estão marcadas para o início do próximo ano, no dia 16 de janeiro. As avaliações serão aplicadas em 16 cidades mineiras, incluindo a capital Belo Horizonte, com duração de cinco horas. 

Atenção! Ao fazer a inscrição, o candidato já deve optar pelo local que pretende fazer a prova, sendo eles: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.


As inscrições são recebidas pelo site do Instituto Selecon, até o dia 21 de novembro. É preciso pagar a taxa no valor de R$49,16. 
 

 O concurso da Polícia Penal promete ser bastante concorrido. De acordo com o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Jeferson Botelho Pereira, foram recebidas em quatro dias 100 mil inscrições.

A informação foi passada durante sessão realizada na Assembleia Legislativa de MG (ALMG).

Concurso Polícia Penal MG: veja 21 perguntas e respostas

Aos aprovados será pago em início de carreira uma remuneração de R$4.631,25, para jornada de trabalho de 40 horas por semana. O concurso NÃO tem exigência de altura nem de carteira de motorista. 

Conteúdo programático do concurso Polícia Penal MG

- LÍNGUA PORTUGUESA

1. Semântica e Estilística: denotação e conotação; sinonímia; antonímia; homonímia; polissemia. Funções de linguagem. 2. Leitura e interpretação de textos: informações implícitas e explícitas. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor. 3. Tipologia textual e gêneros de circulação social: estrutura composicional; objetivos discursivos do texto; contexto de circulação; aspectos linguísticos.

4. Texto e Textualidade: coesão, coerência e outros fatores de textualidade. 5. Variação linguística: heterogeneidade linguística: aspectos culturais, históricos, sociais e regionais no uso da Língua Portuguesa. Linguagem verbal e não verbal. 6. Fonética e fonologia: ortografia e acentuação gráfica. Crase. 7. Colocação Pronominal: sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos. 8. Sinais de pontuação como fatores de coesão.

9. Morfossintaxe: classes de palavras; funções sintáticas do período simples. Sintaxe do período composto: processos de coordenação e subordinação; relações lógico-semânticas. 10. Concordância e Regência verbal e nominal aplicadas ao texto. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. Ortografia oficial – Novo Acordo Ortográfico. 11. Redação (domínio da expressão escrita).

- RACIOCÍNIO LÓGICO

1. Raciocínio lógico: resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequencias (com números, com figuras, de palavras). 2. Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

- INFORMÁTICA

1. Conceitos de internet e intranet. 2. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet. 2.1. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais. 3. Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 4. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 5. Noções de videoconferência.

- NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

1. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2. Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo.

3. Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública (Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, e alterações posteriores e Constituição do Estado de Minas Gerais).

- NOÇÕES DE DIREITO PENAL

1. Aplicação da lei penal. 1.1. Princípios. 1.2. Pena cumprida no estrangeiro. 1.3. Eficácia da sentença estrangeira. 1.4. Contagem de prazo. 1.5. Frações não computáveis da pena. 1.6. Interpretação da lei penal. 1.7. Analogia. 1.8. Irretroatividade da lei penal. 2. O fato típico e seus elementos. 2.1. Crime consumado e tentado. 2.2. Ilicitude e causas de exclusão. 2.3. Excesso punível. 3. Crimes contra a pessoa.

4. Crimes contra o patrimônio. 5. Crimes contra a fé pública. 6. Crimes contra a administração pública. 7. Disposições constitucionais aplicáveis ao direito penal. 8. Crimes Contra a Administração Pública, 9. Crimes praticados por funcionário público contra administração em geral.

- NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1. Declaração Universal dos Direitos Humanos — Resolução 217-A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, 1948. 2. Regras mínimas da ONU para o tratamento de pessoas presas. 3. Decreto nº 7.037/2009 e suas alterações (Programa Nacional de Direitos Humanos). 4. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (arts. 62 a 64 da Lei de Execução Penal e suas alterações). 5. Conselhos Penitenciários (arts. 69 e 70 da Lei de Execução Penal e suas alterações).

6. Conselhos da Comunidade (arts. 80 e 81 da Lei de Execução Penal e suas alterações). - LEGISLAÇÃO ESPECIAL 41 1. Lei nº 9.455/1997 e suas alterações (antitortura). 2. Lei nº 12.846/2013 e suas alterações (anticorrupção). 3. Lei nº 13.869/2019 (abuso de autoridade). 4. Lei nº 8.429/1992 e suas alterações (improbidade administrava). 5. Lei nº 10.826/2003 e suas alterações (Estatuto do Desarmamento). 6. Lei nº 11.343/2006 e suas alterações (Lei de Drogas). 7. Lei nº 13964/2019 (aperfeiçoa a legislação penal e processual penal).

8. Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal). 9. Lei nº 13.675/2018 (disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública; cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social; institui o Sistema Único de Segurança Pública) e Decreto de Regulamentação nº 9.489/2018 e suas alterações posteriores.

10. Lei Estadual nº 869, de 05 de julho de 1.952 e suas alterações posteriores - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais; 11. Lei Estadual n.º 11.404, de 25 de Janeiro de 1994 (Contém Normas de Execução Penal); 12. Lei Estadual nº 14.695, de 30 de julho de 2.003, que instituiu a carreira de Agente de Segurança Penitenciário; 13. Regulamentos e Normas de Procedimentos do Sistema Prisional de Minas Gerais (ReNP).

>> Quero ESTUDAR AGORA para o concurso Polícia Penal MG <<