O secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, esteve na Assembleia Legislativa do Estado nesta quinta-feira, 27, para a apresentação do balanço das atividades desenvolvidas pela pasta.
Na ocasião, ele informou que o concurso Polícia Penal MG está perto de ser finalizado. Das 3.405 vagas oferecidas, 2.271 já foram preenchidas.
De acordo com o secretário, as demais posses estão previstas para o início de julho.
Para o sistema Socioeducativo, 290 candidatos foram convocados para a sexta e última etapa do concurso, inicialmente aberto para 270 vagas.
“As promoções e progressões que antes estavam atrasadas, agora estão todas em dia. Não há, até o momento, nenhuma solicitação de promoção e de progressão de carreira atrasada", citou o secretário Rogério Greco.
Os dados apontam que, em 2024, já foram realizadas 7.317 progressões e 462 promoções. Em 2023, foram 5.151 e 5.367, respectivamente.
Secretário Rogério Greco comenta sobre concursos Segurança MG
(Foto: Luiz Santana/ALMG)
O concurso Polícia Penal MG foi homologado em fevereiro deste ano. Os candidatos passaram por várias etapas, sendo elas:
- prova objetiva e redação; avaliação psicológica; exames médicos; teste de aptidão física; investigação social; e Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP).
O curso foi dividido em três turmas e contou com a convocação de excedentes. Ao longo da formação, os candidatos receberam auxílio correspondente a 50% do vencimento básico inicial da carreira.
De acordo com o edital, o salário inicial do aprovado é de R$4.631,25. A jornada de trabalho é de 40 horas.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Concurso Polícia Penal MG teve oferta inicial de 2,4 mil vagas
Publicado em 2021, o edital do concurso Polícia Penal MG trouxe a oferta inicial de 2.420 vagas.
As oportunidades foram para ambos os sexos e divididas da seguinte forma:
Sexo masculino (1.944 vagas)
- ampla concorrência: 1.750 vagas; e
- pessoas com deficiência: 194 vagas.
Sexo feminino (476 vagas)
- ampla concorrência: 428 vagas; e
- pessoas com deficiência: 48 vagas.
É válido ressaltar que a carreira de policial penal de Minas Gerais não possui cobrança de altura nem carteira de motorista. O requisito é o nível médio completo.
As provas objetivas e de redação do concurso foram aplicadas no dia 13 de março de 2022. Foram cobradas 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco para Informática Base e 10 de Noções de Direito.
Além de dez questões de Direitos Humanos, 20 de Legislação Especial e cinco de Raciocínio Lógico. Também foi preciso elaborar uma redação de 20 a 30 linhas.
Quer saber quais concursos estão previstos para o segundo semestre de 2024? Qconcursos Folha Dirigida disponibiliza um material gratuito com todas as informações sobre os editais. BAIXE AQUI!