Concurso Polícia Penal MG é homologado e tem prazo para nomeações

O resultado final do concurso Polícia Penal MG foi homologado após o CFP e Sejusp revela como será o preenchimento das vagas e prazo para nomeações.

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:05/02/2024 às 09:52
Atualizado em:05/02/2024 às 10:18

O concurso Polícia Penal MG foi oficialmente homologado e já tem prazo para as nomeações acontecerem. A seleção é destinada a preencher 2.420 vagas.


De acordo com informações do Governo de Minas Gerais, os próximos passos são a nomeação e perícia médica.


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estima que as nomeações ocorram já a partir do mês de fevereiro.


As etapas serão de responsabilidade da Secretaria de Estado e Planejamento e Gestão (Seplag) e, segundo o governo, dependem de prazos e logísticas internas.

"O processo termina com a posse dos aprovados e o encaminhamento para as unidades prisionais localizadas nas várias regiões de Minas Gerais", explica.

O governo explicou, ainda, que as perícias médicas não fazem parte da etapa de "exames médicos", que os candidatos já foram admitidos durante as fases do concurso.

"Importante destacar que os exames médicos fazem parte do concurso público, já a perícia médica é obrigatória para todos aqueles que ingressam no serviço público, seja por meio de concurso, recrutamento amplo ou contrato", informa.

A Sejusp reforça que as vagas serão preenchidas conforme a ordem de classificação final dos candidatos.


Uma reunião do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin) está prevista para esta semana e definirá o cronograma oficial com as datas das nomeações e realização das perícias médicas.

Concurso Polícia Penal MG convocou excedentes

Os candidatos do concurso Polícia Penal MG passaram por várias etapas, sendo: prova objetiva e redação, avaliação psicológica, exames médicos, teste de aptidão física, investigação social e, por último, o Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP).


O curso foi dividido em três turmas e contou com a convocação de excedentes.


O CFTP da Polícia Penal MG teve caráter classificatório e eliminatório. A carga horária total será de 679 horas/aula, sendo 455 horas presenciais e 224 horas/aula a distância.


Ao longo do curso, os candidatos receberam auxílio correspondente a 50% do vencimento básico inicial da carreira. De acordo com o edital, o salário inicial do aprovado será de R$4.631,25.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Sejusp homologa concurso da Polícia Penal MG e tem prazo para nomeações

(Foto: Tiago Ciccarini/Sejusp)


Fique por dentro dos concursos!

Polícia Penal MG ofertou 2,4 mil vagas em concurso

Publicado em 2021, o edital do concurso Polícia Penal MG passou por várias etapas e intercorrências até ser homologado.


A seleção soma 2.420 vagas para policiais penais, carreira de nível médio. As oportunidades foram para ambos os sexos e divididas da seguinte forma:


Sexo masculino (1.944 vagas)

Ampla concorrência: 1.750 vagas

Pessoas com deficiência: 194 vagas


Sexo feminino (476 vagas)

Ampla concorrência: 428 vagas

Pessoas com deficiência: 48 vagas


É válido ressaltar que a carreira de policial penal de Minas Gerais não possui cobrança de altura, nem de carteira de motorista. A jornada de trabalho será de 40 horas.


As provas objetivas e de redação foram realizadas no dia 13 de março de 2022. Foram cobradas 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa; cinco para Informática Base; 10 de Noções de Direito.


Além de dez questões de Direitos Humanos; 20 de Legislação Especial; e cinco de Raciocínio Lógico. Ainda foi preciso elaborar uma redação de 20 a 30 linhas.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!