Concurso Polícia Penal MG retoma escolha da banca nesta segunda, 14
Pregão para escolha da banca organizadora do concurso Polícia Penal MG será reaberto na próxima segunda-feira, 14 de junho. Entenda!
Autor:
Publicado em:11/06/2021 às 15:52
Atualizado em:11/06/2021 às 15:52
O pregão para escolha da banca organizadora do concurso Polícia Penal MG foi reaberto na última sexta-feira, 11. No entanto, foram solicitados novos documentos para o Instituto Selecon e Instituto AOCP, que apresentaram as melhores propostas inicialmente.
Isso porque alguns pontos ainda precisam ser esclarecidos pelo setor de licitações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. As bancas têm 24 horas para enviarem a documentação requerida. Dessa forma, a sessão será retomada na segunda, 14 de junho, às 15h.
Folha Dirigida acompanhará o processo e trará as informações em tempo real. Na sexta, 11, porém, uma previsão de edital foi passada pelo secretário de Justiça, Rogério Grecco, em uma live no seu perfil no Instagram. De acordo com ele, o edital sai até 15 de julho.
No dia 9 de junho, foi realizada a primeira fase da escolha da banca organizadora do concurso com 2.420 vagas para policiais penais de Minas Gerais.
Ao todo, seis instituições participaram da disputa, conforme lances no Portal de Compras do Estado. Os nomes de todas as bancas ainda não foram revelados.
São realizados dois processos licitatórios. Um é para a escolha da banca responsável pelas primeiras etapas da seleção, como provas objetivas e teste físico. O Instituto Selecon apresentou a melhor proposta.
O outro procedimento licitatório é para contratar a instituição que organizará o curso de formação dos aprovados. Nesse caso, o Instituto AOCP apresentou o menor preço. De forma resumida:
► Banca para receber as inscrições e organizar as primeiras etapas, como provas objetivas e teste físico – Instituto Selecon apresentou a melhor proposta;
► Banca para organizar o curso de formação – Instituto AOCP apresentou a melhor proposta.
A comissão de licitação ainda analisará a documentação das bancas. Assim, caso haja algum documento inabilitado, as outras instituições podem voltar para disputa.
Concurso Polícia Penal MG: edital previsto até julho
Após a escolha e contratação, a banca organizadora para as primeiras etapas do concurso terá até 20 dias corridos para elaborar o edital. Em seguida, será necessário validar junto à Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
Com isso, o documento poderá ser divulgado no Diário Oficial. A previsão do secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Rogério Greco, é que o edital esteja pronto entre final de junho e início de julho.
“Acredito que no final de junho, início de julho a gente deve estar com o edital em mãos. Já com a determinação de data de provas. O edital está indo mais rápido do que imaginávamos”, disse o titular da pasta em transmissão ao vivo realizada no dia 16 de maio.
Todas as 2.420 vagas do concurso serão para o cargo de policial penal (antigo agente penitenciário), que tem como pré-requisitos o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos.
Do total de chances, 1.944 serão para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino. Haverá ainda reserva para pessoas com deficiência.
As remunerações iniciais são de R$4.631,25 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. Esse período poderá ser cumprido em escala de plantão, de acordo com a necessidade do trabalho.
Turbine seus estudos para o concurso Polícia Penal MG
Com a proximidade do concurso, quem deseja ingressar no cargo de policial penal de Minas Gerais deve turbinar os estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Estrutura do concurso Polícia Penal MG já está definida
Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico do concurso Polícia Penal MG, que é como um espelho para o edital. O documento traz informações sobre cargos, vagas, requisitos e também sobre a estrutura de provas.
De acordo com o projeto básico, os candidatos serão submetidos a até cinco etapas: provas objetivas e de redação; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).
Os aprovados em todas as fases também serão convocados para o curso de formação técnico-profissional. Confira os detalhes a seguir:
Prova objetiva e de redação:
As provas objetivas e de redação serão realizadas no mesmo dia, com duração de cinco horas. Os exames serão compostos por 60 questões, distribuídas da seguinte maneira:
Língua Portuguesa – 10 questões;
Informática Base – 5 questões;
Noções de Direito – 10 questões;
Direitos Humanos – 10 questões;
Legislação Especial – 20 questões;
Raciocínio Lógico – 5 questões.
A redação será sobre tema fornecido no momento da aplicação, com 20 a 30 linhas. Serão corrigidos os textos dos candidatos que alcançarem a pontuação mínima e que estejam dentro do limite equivalente a cinco vezes o número de vagas do concurso.
Será classificado na objetiva quem alcançar o mínimo de 60% do total de pontos atribuídos na prova e mínimo de 40% em cada disciplina. Os exames serão aplicados nos municípios de: Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis.
Além de Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilio Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Sete Lagos. O candidato poderá escolher o local de aplicação dos exames no ato da inscrição.
Prova de condicionamento físico:
Por sua vez, a prova de aptidão física do concurso Polícia Penal MG exigirá os exercícios a seguir: