Concurso Polícia Penal PI é discutido e poderá ser autorizado

A realização de um novo concurso Polícia Penal PI foi discutido na Sead junto com o Sinpoljuspi, que pede que a autorização seja anunciada em agosto.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:12/07/2023 às 13:55
Atualizado em:30/07/2023 às 04:10

Um novo concurso para a Polícia Penal PI poderá ser autorizado em agosto. Este é o desejo do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), que se reuniu com o governo na tarde da última terça-feira, 11.


Os diretores do sindicato estiveram na sede da Secretaria de Administração (Sead) e foram recebidos pelos secretários de Justiça, Carlos Augusto, e de Administração, Samuel Nascimento.


Foram discutidas diversas pautas de interesse dos policiais penais, com o foco nas promoções da carreira, reajustes de subsídios e benefícios, além da realização de concurso público e do estatuto da Polícia Penal.


Quanto à promoção, foi combinada a data de 8 de agosto para a efetivação, quando será comemorado os 40 anos da Secretaria de Justiça (Sejus).


Os representantes do sindicato, por sua vez, sugeriram que na mesma data o governo anuncie a autorização para a realização do novo concurso com oferta de vagas para policiais penais (o antigo agente penitenciário).


Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!



  • Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Nordeste.


Último concurso Polícia Penal PI ocorreu em 2016


Ainda como agente penitenciário, o último concurso Polícia Penal PI (Sejus) teve o edital publicado em 2016. A seleção foi executada pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe).


A oferta da seleção foi de 400 vagas e a seleção reuniu mais de 7 mil inscritos.


A carreira exige o nível superior em qualquer área, além de Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir, desde que lhe permita conduzir veiculo automotor, classificada no mínimo na Categoria “B”;.


O candidato ainda deve ter idade máxima de 45 anos, além de altura mínima de 1m60 para candidatos homens e 1m55 para candidatas mulheres.


Etapas do concurso


Os candidatos do último concurso foram avaliados através de provas objetivas e dissertativas, que ocorreram na cidade de Teresina e foram compostas de assuntos envolvendo

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Atualidades
  • Conhecimentos Específicos; e
  • Uma redação.


As demais etapas foram:


  • 2ª etapa: Exame de Saúde (Médico/Odontológico), conforme critérios estabelecidos;
  • 3ª etapa: Exame de Aptidão Física e constará de exames atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto;
  • 4ª etapa: Exame Psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos;
  • 5ª etapa: Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!