Concurso Polícia Penal PI: MP solicita retirada de item do edital
O Ministério Público do Piauí solicitou a retirada de item do concurso Polícia Penal PI que discrimina pessoas com HIV. Veja!
Concursos Abertos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:15/03/2024 às 15:50
Atualizado em:15/03/2024 às 15:56
O Ministério Público estadual pediu à Secretaria de Estado de Justiça do Piauí para retificar o edital do concurso Polícia Penal PI. De acordo com o órgão, a seleção discrimina pessoas portadoras do vírus HIV.
Conforme indicado no anexo IV do edital, no grupo II "doenças infecciosas e parasitárias", ser portador do vírus HIV é condição de eliminação do concurso.
O Ministério Público do Piauí reforçou que ser portador do vírus HIV não pode ser entendido como causa de inaptidão no exame de saúde.
De acordo com o órgão, pessoas que convivem com o vírus, especialmente com carga viral indetectável, há pelo menos seis meses e com boa adesão ao tratamento, apresentam risco insignificante de transmissão do vírus.
O MP PI também destacou que, na lei que cria a carreira de pessoal penitenciário estadual, não há previsão de exclusão de candidatos com HIV.
O Ministério Público concedeu prazo de cinco dias para a resposta do governo estadual. Caso o Executivo recuse tal recomendação, o MP poderá ajuizar ação civil pública para a correção do item.
O concurso Polícia Penal PI oferece 400 oportunidades, sendo 200 imediatas e as demais (200) para a formação do cadastro reserva.
Para ingressar na carreira, o candidato deve possuir nível superior em qualquer área, além da idade entre 18 e 45 anos.
É importante destacar que, na etapa de exame de aptidão física, a banca realizará a verificação da estatura do candidato. A seleção exige ainda 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
O salário inicial dos aprovados será de R$6.496,73.
Como se inscrever no concurso Polícia Penal PI?
Os interessados na seleção poderão se inscrever até as 13h do dia 27 de março, no portal da banca Nucepe.