O primeiro concurso Polícia Penal RJ está prestes a ser publicado, desde a regulamentação da carreira em 2022. Com isso, surge a dúvida: o que estudar para as provas?
A recente criação da Polícia Penal trouxe mudanças significativas para a carreira.
O primeiro concurso Polícia Penal RJ está prestes a ser publicado, desde a regulamentação da carreira em 2022. Com isso, surge a dúvida: o que estudar para as provas?
A recente criação da Polícia Penal trouxe mudanças significativas para a carreira.
Como é o primeiro concurso com essa nomenclatura no Rio de Janeiro, a expectativa é que o edital tenha novidades em relação ao último certame.
Realizado em 2012, o último edital ainda trouxe a nomenclatura inspetor de segurança e administração penitenciária e exigia o nível médio de escolaridade.
Após a regulamentação por meio da Lei Complementar 206/2022, o requisito passou a ser o nível superior de escolaridade.
Para auxiliar nos estudos até a publicação do novo edital, o Qconcursos Folha Dirigida analisou os editais mais recentes para a carreira de policial penal nos estados da Bahia e Goiás.
Esses estados trouxeram disciplinas que podem servir como referência para as provas do próximo concurso Polícia Penal RJ. A seguir, veja a análise!
A análise considerou todas as disciplinas cobradas nos concursos da Polícia Penal na Bahia e Goiás, e apresentou uma estimativa dos temas que podem cair no edital do Rio de Janeiro.
Confira as disciplinas que podem ser cobradas nas provas objetivas do concurso Polícia Penal RJ com base em editais de outros estados:
Conhecimentos Básicos:
Conhecimentos Específicos:
Vale ressaltar que essas disciplinas são apenas uma expectativa, conforme esse comparativo.
As disciplinas oficiais que serão cobradas ainda não foram reveladas e devem ser conhecidas apenas na publicação do edital, previsto para sair este mês.
Polícia Penal RJ tem edital previsto para este mês
(Foto: Divulgação)
Algumas das disciplinas citadas acima também foram cobradas no último concurso para a área Penitenciária RJ, realizado em 2012.
Na época, os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas: prova escrita de conhecimentos; prova de capacidade física; exame psicotécnico; e exame de sanidade física e mental.
Nas provas objetivas, foram cobradas as disciplinas de: Língua Portuguesa, Informática, Direitos Humanos, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Noções de Direito Penal e Noções de Direito Penitenciário.
O edital do concurso Polícia Penal BA trouxe 287 vagas imediatas mais cadastro de reserva para a carreira. O cargo exige o nível médio e possui salário de R$2,6 mil.
A seleção aceitou inscrições até 18 de julho, no portal da Fundação Getulio Vargas (FGV).
As provas objetivas e discursivas, por sua vez, serão aplicadas no dia 15 de setembro.
Na prova objetiva, foram cobradas 80 questões de múltipla escolha, sobre as seguintes disciplinas:
Conhecimentos básicos
Conhecimentos específicos
A prova discursiva do concurso consistirá na produção de uma redação no formato dissertativo-argumentativo com, no máximo, 30 linhas.
O concurso Polícia Penal GO trouxe 1.600 vagas para a carreira. O cargo nível superior em qualquer área de formação.
As inscrições estão abertas e serão aceitas até 14 de agosto, no portal da banca Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
As provas objetivas e discursivas, por sua vez, serão aplicadas no dia 15 de setembro.
Nas provas objetivas, serão cobradas 80 questões entre as disciplinas de:
Conhecimentos Gerais - 30 questões
Conhecimentos Específicos - 50 questões
Já a prova discursiva consistirá em uma questão relacionada à Execução Penal (Lei nº 7.210/1984 e suas alterações).
Comece sua preparação para o concurso Polícia Penal GO com videoaulas, PFDs, questões e mais. Acesse aqui!
Salário
Até R$ 6.218,29Cargos
1Vagas
300