Concurso Penal RN pode ter oferta de 200 vagas, diz secretário

Secretário confirma tramitação de projeto que favorece novo concurso Penal RN, com previsão de 200 vagas. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:08/04/2025 às 11:20
Atualizado em:08/04/2025 às 11:49

Um novo concurso Polícia Penal RN está previsto e deve contar com 200 vagas. No entanto, os preparativos ainda não foram iniciados, pois dependem da criação de novos cargos.


De acordo com o secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes, já tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) um projeto de lei que amplia o número de cargos no quadro da Polícia Penal.


O secretário explicou que, somente após a aprovação e publicação da nova lei, será possível dar início aos trâmites para a realização do concurso.


Segundo Pedro Lopes, estão previstas 200 vagas, conforme estabelecido em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Governo do RN e o Ministério Público.


Os preparativos mencionados pelo secretário devem incluir a formação de uma comissão interna, responsável por atualizar o Plano de Cargos e Salários e realizar o levantamento das necessidades nas unidades prisionais.


Na sequência, deverá ser elaborado o projeto básico, etapa necessária para dar início ao processo de contratação da banca organizadora.


No entanto, ainda não há prazos definidos para a conclusão dessas etapas, já que é preciso aguardar a tramitação e aprovação do projeto na ALRN.


A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

Novo concurso Penal RN está previsto no LOA com 200 vagas

(Foto: Divulgação/Sesap RN)


O concurso da Polícia Penal do Rio Grande do Norte está incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, mas sua realização ainda depende de definições internas por parte do governo e da disponibilidade de recursos.


A boa notícia é que, com a recente declaração do secretário Pedro Lopes, é possível perceber que há interesse por parte do governo e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap RN) em dar início aos preparativos assim que os novos cargos forem oficialmente criados.


A realização da seleção também está prevista no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, o que reforça o planejamento para o fortalecimento do quadro de servidores da pasta.


Além disso, no início de 2024, o secretário de Administração Penitenciária, Helton Xavier, chegou a encaminhar um ofício destacando a necessidade de uma nova seleção para reforçar o quadro da Polícia Penal.


→ Baixe grátis o Calendário do Concurseiro de Abril e tenha em mãos um guia completo para estruturar sua preparação e aumentar suas chances de aprovação.

Carreira da Polícia Penal RN foi regulamentada em 2020

A carreira da Polícia Penal do Rio Grande do Norte foi oficialmente regulamentada em 15 de janeiro de 2020, com a publicação da Lei Complementar nº 566.


A norma garantiu à categoria um novo estatuto jurídico e funcional, com direitos e deveres próprios, consolidando a atuação dos policiais penais no sistema prisional estadual.


Desde então, o estado tem avançado em medidas que visam à realização de um novo concurso. Um desses passos foi dado em 2021, quando uma portaria publicada pelo governo reformulou a comissão interna responsável pelos trâmites da seleção.


Com isso, o grupo ficou encarregado de acompanhar as etapas de planejamento da seleção, desde o levantamento de vagas até a contratação da banca organizadora.


Mas, como a comissão foi instituída há quatro anos, é possível que o grupo passe por uma nova reformulação após a ampliação das vagas.

Último concurso Agepen RN ocorreu em 2017

Antes da regulamentação da carreira de Policial Penal, o último concurso da categoria no Rio Grande do Norte foi realizado em 2017, ainda com a nomenclatura de agente penitenciário (Agepen RN).


A seleção contou com 571 vagas e teve como banca organizadora o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).


A estrutura do concurso incluiu provas objetivas, com questões de múltipla escolha, sobre Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Noções de Informática e Conhecimentos Regionais.


Também foram realizadas outras etapas complementares como o Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e investigação social.

Clique para entrar agora