Concurso Politec MT tem orçamento aprovado para preencher 229 cargos
A emenda ao orçamento foi aprovada com previsão de editais na Segurança Pública. Com isso, o concurso Politec MT poderá sair em 2021.
Autor:
Publicado em:07/01/2021 às 09:37
Atualizado em:07/01/2021 às 09:37
A Segurança Pública do Estado de Mato Grosso poderá receber um grande reforço em 2021. Uma emenda ao orçamento foi aprovada e prevê a realização de diversas seleções, entre elas, o concurso Politec.
A aprovação da Casa prevê que a Segurança Pública possa realizar concursos nas quatro principais corporações, sendo: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Politec.
No entanto, o Orçamento será para abertura de até 9 mil vagas que poderão ser disponibilizadas para recomposição dos quadros. Mas, esse é o quantitativo de cargos vagos nas corporações.
De acordo com a Lei Complementar 173/2020, somente é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos. As vacâncias na Perícia Oficial e Identificação Técnica do estado é de:
► Perícia Oficial (Politec):229 cargos vagos, sendo 46 de médico legista, oito de odonto legista, nove de perito oficial criminal, 142 de papiloscopista e 24 de técnico de necropsia.
Concurso Politec está previsto no Orçamento e pode sair em 2021
(Foto: Assessoria)
É importante destacar que nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos. Isso porque cada corporação deverá realizar o estudo da viabilidade para as nomeações.
Além disso, ter a reserva no Orçamento não garante que os concursos serão realizados. Mas, é um indício de que as seleções estão no radar do governo.
Politec anunciou remoção em 2020 e pode ter edital no radar
E, como todos sabem, a realização de um concurso de remoção interna sempre pode resultar em um novo concurso público para novos servidores.
A corporação divulgou uma nota em seu site afirmando que a pesquisa tem a finalidade de “subsidiar a tomada de decisão e auxiliar a distribuição de vagas, nomeações e abertura de novos certames''.
No entanto, a Politec não esclareceu se há alguma previsão concreta para a realização do novo concurso público.
Mas, é importante destacar que a Politec MT está com concurso vigente para cargos de técnico em necropsia e papiloscopista. Todavia, esse edital não contemplou a cargos de perito (último edital é de 2013). A pesquisa para identificar o interesse de remoção de servidores foi realizada até 23 de dezembro.
Para ambos os cargos, a escolaridade mínima exigida é o ensino superior completo em qualquer área. Na época, a remuneração inicial variava de acordo com a jornada de trabalho: os profissionais de 30 horas ganhavam R$2.898,11 e os de 40 horas recebiam R$3.864,16.
A UFMT foi a banca organizadora e avaliou os candidatos por meio de quatro etapas:
prova objetiva
avaliação psicológica
avaliação de títulos
investigação social
Na prova objetiva, os candidatos responderam questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, História e Geografia de Mato Grosso e Atualidades, Legislação, Ética e Filosofia, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.
Prepare-se para o concurso Politec MT com a Folha Cursos
A Folha Dirigida agora também é CURSO!
Isso mesmo, a Folha Cursos chegou para acabar com todos os seus problemas com estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!