Concurso Porto Seguro BA pode ser adiado devido ao Coronavírus

O segundo edital do concurso Porto Seguro, na Bahia, pode ser adiado devido aos avanços do novo Coronavírus no país.

Autor:
Publicado em:16/04/2020 às 11:40
Atualizado em:16/04/2020 às 11:40

O segundo edital do novo concurso Porto Seguro, na Bahia, pode ser adiado devido aos avanços do Coronavírus no país. O documento estava previsto para ser publicado neste mês de abril, no último dia 13, mas deve sair agora apenas após o controle da doença no estado.

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que "dialoga com o Ministério Público para o adiamento (do concurso) devido à Covid-19". 

O segundo edital do concurso Porto Seguro tinha o intuito de preencher as oportunidades remanescentes da última seleção aberta em 2019. O número de vagas ainda não foi revelado, assim como os cargos que serão oferecidos. 

No entanto, as oportunidades serão para as carreiras que não tiveram aprovados no concurso anterior. Segundo a prefeitura, exemplo disso são os cargos de enfermeiro e educador físico, que devem ser oferecidos novamente no próximo edital.

Além disso, em comunicado no site do Ibrae, oganizador da última seleção, foi informado que haverá, no próximo concurso, a redução da nota de corte para 55%. Assim, será aprovado o candidato que acertar 55% das questões da prova objetiva, independente da subdivisão da parte de Conhecimentos Gerais e Específicos.

Porto Seguro-BA realizará novo concurso (Foto: Ascom/Governo da Bahia)
Concurso Porto Seguro BA é adiado devido ao Coronavírus
​​​​​​(Foto: Ascom/Governo da Bahia)

 

Mais de 2 mil vagas no último concurso Porto Seguro

O último concurso Porto Seguro ofereceu mais de 2 mil vagas. Deste total, 579 foram imediatas e 1.487 para a formação de um cadastro de reserva. Os ganhos iniciais variaram entre R$1.250 e R$8,3 mil.

As oportunidades foram distribuídas por cargos dos níveis médio, médio técnico e superior, sendo eles:

  • Nível médio: agente comunitário de saúde; agente de combate às endemias; agente de trânsito; e auxiliar de classe;
  • Nível médio técnico: técnico agrícola; técnico agrimensor; técnico em edificações; e técnico em enfermagem;
  • Nível superior: arquiteto; arquivista; assistente social; biólogo; enfermeiro; engenheiro de pesca, agrimensor, agrônomo, ambiental e civil; médico; médico do trabalho; nutricionista; e procurador.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

 

Ainda com exigência de nível superior, a Prefeitura de Porto Seguro selecionou professores, psicólogos e pedagogo.

Para professor foram 182 vagas imediatas e mais 546 em cadastro, com destaque para o professor nível I pedagogo (100 vagas mais 300 CR).

O primeiro edital atraiu 21.570 candidatos. As provas foram realizadas em dois dias, contendo 50 questões, sendo 20 de Conhecimento Básico e 30 Específicos.

Para ser aprovado, era preciso obter 24 pontos ou mais em Conhecimentos Gerais e 36 pontos ou mais na parte específica.

Com a homologação, a seleção segue válida por dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois anos. Nesse período, serão realizadas as convocações.